Folha Paroquial 19.05.2024 — Domingo de Pentecostes — Ano B

Missa

LEITURA I Atos 2, 1-11

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar»


De harmonia com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagra-os para a missão, que Jesus lhes confiara.

Com este Batismo no Espírito Santo, nascia assim, oficialmente, a Igreja. Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações, começavam a reunir-se no grande Povo de Deus num movimento que só terminará com a Vinda final de Jesus.


Leitura dos Atos dos Apóstolos

Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 103 (104)

Refrão: Mandai, Senhor o vosso Espírito, e renovai a terra.

Bendiz, ó minha alma, o Senhor.
Senhor, meu Deus, como sois grande!
Como são grandes, Senhor, as vossas obras!
A terra está cheia das vossas criaturas. Refrão

Se lhes tirais o alento, morrem
e voltam ao pó donde vieram.
Se mandais o vosso espírito, retomam a vida
e renovais a face da terra. Refrão

Glória a Deus para sempre!
Rejubile o Senhor nas suas obras.
Grato Lhe seja o meu canto
e eu terei alegria no Senhor. Refrão

Leitura II Gl 5, 16-25

Irmãos: Deixai-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne. Na verdade, a carne tem desejos contrários aos do Espírito, e o Espírito desejos contrários aos da carne; são dois princípios antagónicos, e por isso não fazeis o que quereis; mas se vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sujeitos à Lei. As obras da carne são bem conhecidas: luxúria, imoralidade, libertinagem, idolatria, feitiçaria, inimizades, ciúmes, discórdias, ira, rivalidades, dissenções, facciosismos, invejas, embriaguez, orgias e coisas semelhantes a estas, sobre as quais vos previno, como já vos disse: os que praticam estas ações não herdarão o reino de Deus. Pelo contrário, os frutos do Espírito são: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança. Contra coisas como estas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e apetites. Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito.

EVANGELHO Jo 20, 19-23

«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós:

Recebei o Espírito Santo»

Com a Páscoa, inicia-se a nova Criação. E, como na primeira, também agora o Espírito Santo está presente, a insuflar aos homens, mortos pelo pecado, a vida nova do Ressuscitado. Jorrando do Corpo glorificado de Cristo, em que se mantêm as cicatrizes da Paixão, o Sopro purificador e recriador do mesmo Deus, comunica-se aos Apóstolos. Apodera-se deles, a fim de que possam prolongar a obra da nova Criação, e assim a humanidade, reconciliada com Deus, conserve sempre a paz alcançada em Jesus Cristo.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

Palavra da salvação.

Meditação da Palavra de Deus

Se vivemos pelo Espírito, caminhemos segundo o Espírito

Chegou finalmente o dia de Pentecostes. Começámos as reflexões sobre o Espírito Santo no segundo Domingo de Páscoa para serem concluídas hoje, no dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos e Maria no Cenáculo. Dissemos, no Domingo passado, que o Pentecostes se prolonga na vida de cada um de nós e de toda a Igreja, através da celebração do sacramento do crisma e que esse dom pode ser refrescado ou renovado pela oração.

Vários irmãos nossos participaram ontem na Sé Nova, neste Pentecostes, através do Crisma e nós, na quinta-feira passada, através da oração, pedimos a renovação da graça de Pentecostes. Quer dizer que, como sempre acontece na Liturgia, não estamos a falar só de algo que tenha acontecido no passado, mas de algo que se prolonga e atualiza no presente. Hoje é Pentecostes aqui.

Quais os frutos que desejamos que a comunidade experimente com esta caminhada? Que o Espírito Santo nos torne comunidade entusiasmada no louvor de Deus, na Liturgia, mas também na evangelização, no serviço, na formação e na comunhão fraterna. Enfim que nos leve a viver melhor os 5 essenciais da vida cristã. O Espírito Santo envia-nos para fora, para os outros. Que Ele faça da nossa comunidade mais voltada para fora, para a Missão, para o serviço dos pobres, para a atenção aos doentes e aos que sofrem, oferecendo-se para orar com eles e por eles e para os visitar.

Que seja uma comunidade que põe os dons a render ao serviço dos outros. Não deviam faltar catequistas, animadores de jovens, cantores, instrumentistas, adoradores, servidores dos pobres, etc… Devíamos ter dificuldade em gerir tanta gente que quer servir, mas não. Há tanta coisa que não se faz por falta de haver quem faça. Por isso, precisamos muito que o Espírito nos faça arder de amor por

Deus e entrarmos no seu plano de salvação para todos os homens através da Igreja. Deus tem um sonho belo para as nossas vidas se aprendermos a voltar-nos para Ele. Jesus disse a Nicodemos: «Tu tens de nascer de novo». Quem não nascer do alto, pela ação do espírito, não pode ver o Reino de Deus. De facto, o encontro com Jesus no Espírito Santo gera um novo nascimento, uma nova mentalidade e novas prioridades para a nossa vida.

Quando conhecemos Jesus, as nossas prioridades mudam. As pessoas que ainda não se encontraram com Jesus dizem-nos que não vão à missa, ou vão poucas vezes, porque não têm tempo. Todos sabemos, e elas também, que o seu dia tem 24 horas como para toda a gente. A Eucaristia e a sua relação com Deus é que não é uma prioridade, pois existem mil outras coisas mais importantes para elas.

O Espírito Santo inspira-nos uma nova maneira de viver e quando começamos a viver segundo Deus damos os frutos que a carta aos Gálatas enumera: «Os frutos do Espírito são: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança». O Espírito Santo está presente no começo e estará presente no final. O Espírito e a Esposa – ou seja a Igreja, a noiva de Cristo – dizem: Vem! Diga também o que escuta: Vem! O que tem sede aproxime-se; e o que deseja receba gratuitamente a água da vida». Que cada um de nós tenha experimentado

hoje a água da vida.

Um dia, Jesus, ao ver como se estava a realizar o plano de Deus, estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo e exclamou: «Eu te bendigo, Ó Pai, Senhor do céu e da terra porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.» (Lc 10,21).

Também nós ao terminar, neste dia de Pentecostes, esta reflexão convosco sobre o Divino Espírito Santo desejamos louvar o Pai, o Filho e o Espírito Santo pelo seu Plano de amor e de misericórdia para connosco. Que Ele derrame continuamente sobre nós o seu Espírito para vivermos conduzidos por Ele. Amen

Refrão: Enviai, Senhor o vosso Espírito e renovai a face da terra. Aleluia

Mais recentes