História da Paróquia São João Baptista

Mensagem do Pároco

Queremos acolhê-lo(a) de coração largamente aberto a si que nos visita através do nosso Sítio na Internet. Queremos acolhê-lo tão bem como se nos visitasse na nossa igreja ainda pré-fabricada. Hoje acabaram as fronteiras. E o território da paróquia pode ir até aí, onde está agora, a entrar em contacto connosco, através deste sítio. Bem-vindo(a).

A paróquia de São João Baptista de Coimbra, tem apenas seis anos de existência como comunidade cristã estável, neste território que engloba as localidades de Alto de São João, Areeiro, Boavista, Pinhal de Marrocos, Portela do Mondego, Polo II, Vale das Flores, Vila Franca, Urbanização Quinta da Fonte, Urbanização Quinta da Romeira, Quinta das Nogueiras, bem como outras zonas limítrofes a estas.

A paróquia é o sinal da presença de Deus que armou a sua tenda entre nós e nos convida a todos à Comunhão com Ele e uns com os outros. Ela é família dos filhos de Deus nascida nas águas do baptismo e alimentada na mesa da Eucaristia. «A Igreja existe para evangelizar. Esta é a sua mais profunda identidade.» Evangelizar é anunciar pela palavra e pelos actos que Deus ama os homens, nunca desiste deles, que lhes oferece o seu perdão, cura os seus corações feridos, e os reintegra sãos e salvos no caminho da Vida, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Este anúncio é a nossa prioridade e procuramos que em todas as actividades habituais ele esteja presente directa ou indirectamente.

• Procuramos anunciar explicitamente a fé através do curso Alpha.

• Procuramos, através das células paroquiais de evangelização, formar discípulos de Cristo, que formem outros discípulos.

• Procuramos através das visitas ao domicílio (porta a porta) ir em visitação das pessoas individuais e famílias, para as escutarmos e podermos partilhar com elas a nossa fé em Cristo.

• Procuramos convidar a todos à oração comum regular e diversificada, sobretudo através da adoração eucarística (40 horas por semana, ininterruptamente, dia e noite).

• Louvor e oração carismática às quartas- feiras, de 15 em 15 dias, por enquanto.

• Eucaristia todas as tardes às 19h, com excepção da segunda-feira.

• Um grupo de jovens começou este ano a organizar-se e são as primícias de um trabalho juvenil numa paróquia onde está o maior polo Universitário de Coimbra, alguns institutos superiores, o conservatório nacional e várias escolas secundárias.

Depois de visitar este Sítio Internet da paróquia de S. João Baptista de Coimbra, convidamo-lo(a) a visitar-nos na nossa igreja pré-fabricada, mas muito acolhedora. A porta está sempre aberta para um acolhimento espiritual ou pastoral ou simplesmente para conversarmos à volta de um café ou de um chá com bolos.

Pe Jorge da Silva Santos (Paróco)

História da Paróquia

O que é uma paróquia ?

Ela é realização da Igreja nasua forma mais básica e familiar. O primeiro contacto que cada um de nós tem com a Igreja, Una Santa Católica e apostólica realiza-se através da paróquia. Foi nessa comunidade que cada um de nós recebeu os sacramentos e a educação da fé. Foi nela que aprendemos a conhecer Jesus Cristo, a amá-lo e a segui-lo. Foi nela que alguns aprenderam o valor do serviço fraterno aos mais pobres e que sentiram que também eram chamados a transmitir a fé que receberam e se comprometeram como catequistas, ou membros de outros serviços evangelizadores.

A paróquia é a família dos filhos de Deus nascida pelas águas do baptismo, alimentada dominicalmente pela Eucaristia e pela Palavra de Deus que nos transforma e converte continuamente.

A paróquia de S. João Baptista foi  criada a 24 de Junho de 2010, pelo Bispo de Coimbra D. Albino Cleto.

A razão da criação desta nova paróquia deveu-se ao facto do grande crescimento populacional para a zona do vale das Flores e da Quinta da Portela bem como de outras urbanizações que tornavam mais difícil um bom acompanhamento e evangelização pela já grande paróquia de S. José.

A nova comunidade cristã começou a reunir-se num pré-fabricado adquirido para o efeito e colocado na Quinta da Portela onde foi doado um terreno. Começou-se com 60  a 70 cristãos e daí para cá já são cerca de 400 os que participam semanalmente nas missas e cerca de 150 os que têm algum compromisso com a paróquia participando nalgum grupo apostólico.

A Missão da paróquia de S. João Baptista
Temos consciência de que Deus confia à paróquia de S. João Baptista uma missão específica que definimos desta forma: Existimos para anunciar Cristo como único salvador e proporcionar a experiência feliz do encontro pessoal com Ele,para formar discípulos, que o sigam na edificação do Reino de Deus.

A Visão da paróquia
Conscientes da nossa missão vivemos polarizados pela Visão que definimos desta forma: Somos uma comunidade orante e acolhedora, enraizada em Cristo, que serve e anuncia o Evangelho para a transformação do mundo.

É dentro desta Visão unificadora que situamos tudo o que fazemos na paróquia para levar as pessoas à experiência feliz do encontro pessoal com Cristo e assim encetar um caminho de discípulo numa célula de vida fraterna que o conduza à maturidade espiritual e compromisso missionário.

Missão e Visão

A nossa missão é anunciar Cristo como único salvador e proporcionar a experiência feliz do encontro pessoal com Ele, para formar discípulos, que o sigam na edificação do reino de Deus.

Temos consciência de que Deus confia à paróquia de S. João Baptista uma missão específica que definimos desta forma: Existimos para anunciar Cristo como único salvador e proporcionar a experiência feliz do encontro pessoal com Ele,para formar discípulos, que o sigam na edificação do Reino de Deus.

Conscientes da nossa missão vivemos polarizados pela Visão que definimos desta forma: Somos uma comunidade orante e acolhedora, enraizada em Cristo, que serve e anuncia o Evangelho para a transformação do mundo.

É dentro desta Visão unificadora que situamos tudo o que fazemos na paróquia para levar as pessoas à experiência feliz do encontro pessoal com Cristo e assim encetar um caminho de discípulo numa célula de vida fraterna que o conduza à maturidade espiritual e compromisso missionário.

Objetivos

1 – Permitir a todos o encontro pessoal com Jesus Cristo, que dá à vida um novo horizonte e rumo novo.
2 – Convidar os que conheceram Jesus a tornarem-se discípulos d’Ele, consolidando a sua fé.
3 – Construir uma comunidade fraterna e acolhedora ao jeito de Jesus.
4 – Construir uma comunidade que aprende a servir, na caridade, a Igreja e o mundo, segundo os dons que recebeu.
5 – Permitir a todos crescer na união com Cristo pela oração e pela experiência da vida sacramental.
6 – Promover a construção material do centro paroquial e da igreja.

 

Os Elos

Vamos com 106 elos. O nosso objetivo é chegarmos aos 500. Isto é, 500 pessoas que dão as mãos, construindo elos com outros, nesta grande corrente de interajuda na construção do centro comunitário e igreja de S. João Baptista.

Pode ser elo, se quiser contribuir com um mínimo de 5 euros mensais. Basta para isso inscrever-se no cartório e recebe um cartão com os Direitos do Elo.

No princípio, muita gente se inscreveu… agora está a andar mais devagar. Convide amigos seus a serem elo, dando 5 euros/ mês para a construção da igreja.

Vamos a isto! Juntos Conseguimos!

Párocos e Equipas Sacerdotais

Párocos

Coadjutor/Equipa Sacerdotal (*)

1932-1933 Pe Ricardo Gonçalves
1933-1937 Pe Abílio Costa Pe Manuel Antunes (1934)
Pe José Maria Domingues (1936)
1937-1938 Pe Manuel Marques
1938-1974 Pe Aníbal Dias Pacheco Pe José Rodrigues Redondo
Pe Henrique J.S. Ferreira (1966)
Pe António O. Veiga e Costa (1966)
Pe António M. Dias Nunes (1968)
1974 – 2017 Pe João M. Castelhano Pe Aníbal P. Castelhano (1975-1979)
Pe Jerónimo (1975)
Pe Manuel Pelino (1977-1988) (**)
Pe Carlos Delgado (1988-1994)
2017 – …. Pe Jorge da Silva Santos Pe Filipe Miranda Diniz (2017-2019)
Pe Francisco Silva (2019- presente)

(*) Para além destes elementos da equipa sacerdotal, diversos outros sacerdotes têm dado a sua colaboração à Paróquia de S. José, dos quais se relembram, nos anos mais recentes, os seguintes: Pe João Lavrador, Pe Ribeiro Jorge, Pe Paulo Monteiro para além do saudoso Monsenhor Nunes Pereira e diversos colaboradores Combonianos, dos quais destacamos o Pe Rafael Signoretti, entre outros.

(**) Até à sua ordenação como Bispo Coadjutor do Porto (13 de Março de 1988) e actual Bispo de Santarém (desde Março de 1998)