No passado sábado, pelas 21h, realizou-se a Via Lucis, na Igreja de São José, que contou com a participação das células paroquiais de evangelização, dos diversos grupos de jovens e de muitos dos grupos de apostolado da Unidade Pastoral de S. José e S. João Baptista. O caminho de luz começou nas arcadas da Igreja de S. José e percorreu 14 estações, protagonizadas pelos elementos dos vários grupos representados, tendo terminado com a oração pela Nova Evangelização, oração com que as células paroquiais de evangelização terminam os seus encontros.

A ideia é a que a Luz do ressuscitado vá preenchendo todas as sombras dos participantes enquanto estes vão entrando nos diversos passos em que Jesus ressuscitado se foi manifestando aos discípulos. Sendo a Quaresma central na vida dos cristãos, durante 40 dias estes preparam-se para a Páscoa. Como referiu o Padre Jorge Santos Silva: “Com a celebração do dia da Ressurreição do Senhor uma alegria sem fim invade-nos, mas facilmente nos descuidamos e negligenciamos o tempo que agora estamos a viver, os 50 dias que antecedem o Pentecostes”.

Assim, e para melhor viver este tempo, foi proposto um caminho de luz, a Via Lucis, no sentido dos cristãos caminharem com os discípulos durante os 50 dias, peregrinando até à Terra Prometida, ao banquete final, para que, “lá chegando, preparados e com alegria, possamos saborear como o Senhor é bom e assim O levarmos a todos os que nos rodeiam, como Ele nos pediu”, explicou o sacerdote, acrescentando que “esta possibilidade traz-nos também uma corresponsabilidade: ir e evangelizar, cumprindo o mandato missionário, anunciando o fogo do Espírito Santo”.

Percorremos juntos no amor entre irmãos, na diversidade e na unidade, as 14 estações, acompanhando Jesus no Seu caminho de glória, vivenciando assim 50 dias de verdadeiros acontecimentos que as pessoas próximas d’Ele viveram e testemunharam, depois da Sua ressurreição.

Foi tão bom ver o Senhor no rosto de cada um dos presentes e perceber que nos acompanha e em cada Páscoa nos faz renascer e restaura a nossa fé. Foram momentos de verdadeira introspeção conduzidos pela Palavra de Deus que nos orienta, por reflexões que nos guiam, preces por aqueles que necessitam e cânticos que ajudaram a ecoar nos nossos corações as passagens bíblicas meditadas.

Protagonizaram as 14 estações os seguintes grupos: Células Paroquiais de Evangelização – Seguidores de Jesus, Ágape, CPE São José, Despertar, Pedras Vivas, Maria Porta do Céu, Estrela Polar, CPE São João Baptista; Alpha São José; Alpha São João Baptista; Alpha Jovens; Crismandos; Grupo Vem e Segue-me; ASJ e Escuteiros.