Chamo-me Avaléria Amós, natural de Inhambane, Moçambique, sou mãe de duas meninas que frequentam a catequese na igreja de São José. Sendo imigrante e sem pessoas conhecidas por cá, tive o meu primeiro acolhimento na missa das 12h, onde o grupo de acolhimento da missa, concretamente a catequista Natália, me explicou como proceder para a inscrição das meninas,
sentindo-me muito bem acolhida.
Frequento a catequese familiar, que tem sido muito importante para mim, pois é onde se reúnem os pais das crianças, enquanto esperam pelos filhos que também estão na catequese. O conteúdo da catequese das crianças tem o mesmo tema que a dos pais, o que nos permite dialogar sobre os temas abordados na catequese da semana, em casa.
Em Inhambane e Maputo, ao longo de trinta anos, tive ligação com os conteúdos ministrados na Igreja. Mas esta foi a minha primeira experiência de catequese de pais, que tem sido muito interessante e animadora para mim e para as crianças. Hoje em dia as crianças têm uma educação (e influência) paralela e as sessões da catequese têm ajudado a esclarecer dúvidas por meio da leitura da Bíblia e das conversas da catequese, permitindo que elas encontrem respostas, com recurso à catequese que vão tendo.
Existe muita intervenção dos pais (alguns deles convidados pelo catequista Jorge a conduzir reuniões e todos convidados a fazer o texto da oração final) o que torna mais simples a nossa interação com as questões religiosas e o esclarecimento de dúvidas. A catequese familiar também colabora na organização das missas das crianças, que decorrem todos os domingos às 10h30.
Gosto muito da catequese familiar, mudou e moldou a minha forma de ser e estar perante a Igreja, pois antes só ia à catequese deixá-las e depois esperava pela missa do domingo. Hoje participo vivamente nas atividades da paróquia e sentimo-nos acolhidos e felizes pelo calor dos outros pais e de todos os que trabalham na paróquia. Para ter força espiritual, às terças-feiras dedico uma hora do meu tempo para adorar o Senhor, o que tem contribuído para o entendimento das Escrituras e depois poder partilhar com os meninos em casa.
Avaléria Amós (catequese familiar do 4.º ano)