A paróquia é o lugar onde todos somos chamados a servir. A ser pedras vidas da construção do templo espiritual. E há tanta coisa em que poderias ajudar fazendo a diferença!

Aponto algumas:

Equipa de Acolhimento:

O grupo de pessoas que à porta da Igreja acolhem os que chegam, lhes dão as boas-vindas, enquanto lhe entregam a folha paroquial, são o rosto da paróquia que quer ser acolhedora. Os que estão neste serviço acabam por ser conhecidos por todos os que chegam e a quem tantas vezes falam das suas alegrias e das suas tristezas. Quem está neste serviço acaba por ver a sua importância pois dá-se conta da mais-valia que traz à vida das pessoas. Precisamos de equipas para todas as missas.

Secretaria e cartório:

Podes estar umas horas ao serviço na paróquia e ajudar as pessoas a resolver assuntos mais administrativos? O cartório e a secretaria podem ser o sítio certo. O que é preciso fazer?

No cartório poderás acolher com um sorriso a quantos chegam, resolver-lhes os problemas administrativos que pedem, mas não só. Às vezes as pessoas chegam ao cartório com as suas preocupações e sabem que ali é uma igreja. E começam a falar dos seus problemas. É preciso ser capaz de as escutar.

Ser voluntário na secretaria:

Servindo também como sacristão uma tarde por semana? Às vezes para a folga do sacristão e da pessoa da secretaria faz falta voluntários.

Catequistas de infância:

Se gosta de trabalhar com crianças e de despertar neles a fé em Jesus, e tem disponibilidade para, 3 vezes por ano, participar em reuniões com os outros catequistas, inscreva-se como catequista. Fazem falta também homens a dar catequese.

Acompanhar pequenos grupos na preparação para os sacramentos:

Hoje aparece muita gente, em todas as idades, que sem terem feito nenhuma catequese ainda, desejam ser batizados, receber a primeira comunhão, ou ainda o crisma. Para preparar para o batismo os que tiverem mais de 16 anos poderá ajudar, juntando-se à equipa já existente no arciprestado de Coimbra, mas para preparar para a primeira comunhão formam-se grupos na Unidade pastoral.

Animar grupos de adolescentes e ou jovens

O bom fruto do trabalho com os jovens está sempre ligado aos líderes que tiveram e que souberam gastar tempo para estar com eles.

Toca um instrumento de música?

A música e os instrumentos são muito importantes na transmissão da fé. Se tocas piano, órgão, guitarra, violino, violoncelo, flauta transversal ou outro instrumento qualquer ponha os seus talentos a servir. Não é só na liturgia que são necessários, mas também nos encontros de jovens, nas catequeses, nos momentos de oração comunitária, no grupo de oração. etc. Temos sempre falta de instrumentistas. Mas se o seu melhor instrumento é a voz, venha cantar para um coro. E há coros que cantam mais música sacra e outros que cantam músicas mais ritmadas ao sabor juvenil mas também belas e apropriadas para a liturgia.

Para a semana continuamos, pois estes são só uma pequena amostra.