Quem sabe ensina, quem quer aprende

O GASC – Grupo Sócio Caritativo da Paróquia de São João Baptista foi criado em 2015 e nele colaboram, atualmente, uma dezena de voluntárias, lideradas pelo Padre Francisco Silva. Das inúmeras atividades desenvolvidas, destaca-se o Atelier do Tempo e do Saber, que funciona às segundas-feiras, das 14h30 às 17h30, na paróquia. Os trabalhos manuais ali desenvolvidos são, posteriormente, colocados à venda no espaço cedido gratuitamente no piso 0 do Edifício Arnado, na baixa da cidade. Na loja podem encontrar-se as mais diversas opções de presentes, manufaturados pelas voluntárias e outros doados à paróquia para venda. Toda a receita reverte para a construção da nova Igreja e Centro Pastoral da Paróquia de São João Baptista.

O Atelier do Tempo e do Saber é constituído por um grupo de voluntárias extremamente ativo que, para além dos trabalhos manuais, promove aulas de Pilates (às segundas e quintas-feiras, das 10h às 11h) e vai disponibilizar brevemente aulas de informática. Colaboram com a Dress a Girl – Portugal, uma Organização Não Governamental (ONG) americana, fundada em 2009, com o objetivo de fazer vestidos para doar a meninas em países carenciados, assim levando dignidade, proteção e esperança. Foi criada em maio de 2016 pela mão de Vanessa Campos.

​A Dress a Girl Around the World – Portugal trabalha maioritariamente em parceria com organizações não governamentais de carácter social, nacionais e estrangeiras, fazendo-se chegar assim de uma forma segura às crianças que pretende apoiar. Feita através do menor número de intermediários e no menor prazo possível, a entrega dos vestidos, seja através de uma ONG ou de um particular, compromete estes últimos (através do Termo de Compromisso) a distribuir a totalidade do donativo às crianças mais necessitadas, documentando o evento com fotografias e/ou vídeos. Conta, neste momento, com a colaboração de vários Ateliers de Costura, assim como Centros de Dia, Escolas, Grupos, Universidades Séniores espalhados pelo país, promovendo encontros de costura solidária. “Só trabalhamos com algodão e o objetivo é vestir meninas em África”, explica Manuela Afonso, acrescentando que “ideias não nos faltam, assim haja meios para as concretizar”.

Uma dessas ideias passa pela manufatura de brindes para ofertar em casamentos e/ou comunhões. Quem pretender contratar esse serviço, pode dirigir-se à secretaria da Paróquia de São João Baptista para obter mais informações a respeito. Outra ideia que Manuela Afonso confessa que o Atelier ainda não conseguiu concretizar, mas da qual não desiste, é a de colocar uma costureira reformada a ensinar quem quiser aprender e a realizar pequenos trabalhos de costura mediante pagamento que reverterá, igualmente, para a construção da nova Igreja e Centro Pastoral da Paróquia de São João Baptista. Porque o lema do Atelier do Tempo e do Saber é “Quem sabe ensina, quem quer aprende”.