Celebrou-se no passado domingo (16 de junho) a Profissão de Fé dos adolescentes do 6.º ano, na igreja de São José. A celebração decorreu num ambiente de festa e alegria com a dinamização do Padre Jorge, dos catequistas que acompanharam os adolescentes nos últimos anos (Margarida Coelho e José Firmino), das animadoras do grupo de pais (Elisa Serra e Helena Barreiros) e do coro regido por Miguel Queirós (com cânticos envolventes), e, naturalmente, com a participação entusiástica dos 24 adolescentes, das suas 22 famílias (por duas terem gémeas), dos padrinhos do Batismo, dos familiares e dos amigos convidados.
Como celebração do termo da catequese infantil, a Profissão de Fé permitiu a afirmação festiva da Fé em Jesus Cristo, recebida no Batismo, por parte dos adolescentes, e o compromisso dos pais de a manter viva, assumido de forma especial após a homilia, no momento da entrega aos filhos das velas do batismo acesas, símbolos da luz da vida filial de Deus. Com a aspersão da água-benta, a renúncia do pecado e a afirmação do credo, todos, renascidos pela água batismal e pelo Espírito Santo, reafirmaram a fé da Igreja católica.
Após a liturgia eucarística, teve lugar o rito final, em que os catequistas e as animadoras enalteceram a educação na fé cristã evidenciada e os felizes percursos feitos por todos. Também os pais deram testemunho da sua caminhada spiritual coletiva e agradeceram a educação religiosa proporcionada aos seus filhos na catequese e o aprofundamento da fé e da doutrina católica, alcançado nas bem-sucedidas sessões da catequese familiar.
Paulo Gomes (Pai)
Estes anos de partilha de fé e de ensinamentos foram um prazer, uma honra e uma aprendizagem contínua e crescente, de que teremos muitas saudades… Arrogamo-nos perguntar se não seria possível continuar na caminhada da catequese familiar… Muitos de nós, que agora chegámos a esta primeira meta convosco, partilham do mesmo sentimento…
Por motivos de horário, maior ou menor proximidade geográfica, pedidos dos nossos filhos em permanecer junto de amigos e colegas, fomos, durante anos, saltitando entre paróquias para frequência de catequese e eucaristias… Quando inscrevemos definitivamente os nossos filhos na catequese de São José, onde regularmente já íamos à missa, foi crescendo em nós a convicção de que era ali que queríamos construir e solidificar a nossa vida cristã.
Tínhamos o dever, perante Deus e nós próprios, de ir passando o testemunho aos nossos filhos do que é (tentar) ser, efetivamente, membro ativo de uma Igreja que se quer, e tem de ser, forte, unida e munida de pessoas que acreditam profundamente que a palavra e o exemplo de Deus têm de ser celebrados, vividos, cantados e espalhados! É uma bênção acreditar, e uma bênção ainda maior acreditar de mãos dadas!
Aprendemos convosco a ler muito para lá dos textos e das entrelinhas, e a refletir seriamente sobre temáticas, cuja profundidade não alcançaríamos sozinhos. Partilhámos sorrisos e gargalhadas, emoções mais ou menos fortes, e até desabafos sobre a vida e o mundo, que já não é como Deus desenhou… Em nome de todos os pais, o nosso mais sincero OBRIGADO!
Os Pais do Grupo da Catequese Familiar do 6º ano