Evangelização
Tendo sido apresentadas, nas últimas duas semanas, as grandes linhas orientadoras do Plano Pastoral da nossa Unidade Pastoral, iremos agora focar-nos nas formas concretas da sua concretização, partindo da análise do caminho até agora percorrido e olhando para os objetivos que queremos alcançar. Para o fazer, focamos cada um dos 5 pilares da nossa vida comunitária.
Partindo da constatação de que não se avançou o suficiente na cultura missionária para as periferias, a Unidade Pastoral verifica que encontra dificuldades como: falta de tempo para dedicar às pessoas da comunidade; dificuldade de renovação e de cativar novas pessoas; participação limitada de crianças e jovens e escassez de acompanhamento das famílias. Um diagnóstico que contrasta com o sonho de uma comunidade de discípulos missionários que evangeliza ativamente com o testemunho.
Em resposta a estes anseios, o Plano Pastoral propõe o aprofundamento da cultura evangelizadora da UP, através da aposta no primeiro anúncio, na renovação da fé e no aprofundamento da pedagogia do convite. Objetivos a alcançar com a aposta renovada no Alpha, para que mais pessoas possam encontrar-se ou renovar o seu encontro com Cristo, e com o reforço da ligação aos pais da catequese familiar, abrindo portas para que se possam integrar na vida comunitária durante e após a conclusão da catequese dos filhos.
Para que esta integração na comunidade se possa concretizar, o caminho proposto é o de fomentar a criação de pequenos grupos em que possamos aprofundar a fé e caminhar como irmãos. Sem excluir outras possibilidades, a Unidade Pastoral Luz na Cidade encara a formação de novas Células Paroquiais de Evangelização como uma forma de concretizar este objetivo.
Ao mesmo tempo, a UP quer dedicar particular atenção aos jovens, suscitando propostas para os atrair, formar e envolver na comunidade. Isto através da realização de percursos Alpha Jovens e Alpha Adolescentes, mas também promovendo atividades que fomentem a interação entre os grupos de jovens da UP (por exemplo, com a realização de Open Days, peregrinações, campos de férias, retiros) e reforçando a dinamização do Conselho Juvenil.
Tudo isto robustecendo a comunidade para que consiga ser mais ativa e determinada na sua missão de ir ao encontro das periferias, de ir ao encontro de todos os que mais precisam.
(na próxima semana continuamos a conhecer em detalhe o nosso Plano Pastoral).




