Plano Pastoral da Unidade Pastoral

De forma muito sintética apresentamos as traves-mestras do Plano Pastoral da Unidade Pastoral (Hoje só uma parte)

  1. Uma Unidade Pastoral que se forma através de pequenos grupos, chamados células ou outros semelhantes, onde se cresce na vida de oração pessoal e comunitária, na vida sacramental, na comunhão fraterna, na conversão, na fidelidade à Eucaristia Dominical, no serviço aos outros por amor, e na Evangelização.
  2. IUma Comunidade de comunidades que tendo experimentado o amor misericordioso de Deus se vê como um «hospital da campanha». Nos primeiros quatro anos ficar-nos-emos mais no Ponto I, isto é, no crescimento quantitativo e qualitativo das células e de outros pequenos grupos similares, bem como no seu acompanhamento espiritual. Nos quatro anos seguintes, embora continuando este objetivo, focar-nos-emos mais no segundo ponto. Depois de nos termos centrado no primeiro anúncio através do percurso Alpha, este está adquirido e é para continuar sempre.

Agora trata-se de nos focarmos no discipulado para ajudar os que fizeram o encontro com Cristo a segui-lo como discípulos crescendo na fé e na espiritualidade. Esta formação de discípulos, à maneira de Jesus, supõe um grupo pequeno de dimensão familiar. São os grupos a que chamamos células.

Diz o Documento de Aparecida: “A renovação das paróquias no início do terceiro milénio exige a reformulação das suas estruturas, para que seja uma rede de comunidades e grupos, capazes de se articular conseguindo que os seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo.» (DA nº 172-174).

É disto que se trata.

Continuaremos nas próximas semanas a explicar, em síntese, o resto do Plano Pastoral. Aqui ficou apenas a ideia estrutural.

Mais recentes