Plano Pastoral 2025-2033 da UP Luz na Cidade

Comunidade de Comunidades: Pequenos Grupos de Discípulos Missionários
A caminho do Jubileu de 2033

O novo Plano Pastoral da nossa Unidade Pastoral foi construído em pleno Ano Jubilar dedicado ao tema da Esperança. É essa esperança que orienta o nosso olhar para o futuro, em particular quando temos no horizonte outro Jubileu, o Jubileu da Ressurreição de Jesus, que celebra a raiz das razões da nossa Esperança: a Ressurreição de Jesus.

Concluída a elaboração deste Plano, importa agora que ele se torne um elemento vivo e assuma o devido protagonismo na vida da nossa comunidade. Embora o Plano Pastoral esteja disponível no site da nossa Unidade Pastoral, durante as próximas semanas faremos aqui a sua divulgação, para que todos o possamos conhecer em maior detalhe.

Simbolicamente, é em 2033 que assinalamos os 2 mil anos do mistério central da nossa fé, e é da interrogação sobre o caminho que desejamos percorrer até esse momento que nasce este Plano Pastoral: Que Comunidade queremos ser no momento histórico em que celebraremos os 2 milénios que decorreram desde que Jesus ofereceu a sua vida para nos resgatar e salvar?

Para responder a esta pergunta, os membros da comunidade foram desafiados, em vários momentos, a olhar para a nossa Unidade Pastoral e a refletir sobre as insatisfações atuais e sobre a forma de lhes responder ao longo dos próximos anos. Desse processo resulta agora este Plano Pastoral que nos apresenta a grande imagem que queremos ir realizando até 2033:

I. Na base do nosso Plano está a ideia de formar discípulos missionários e, para isso ser possível, oferecer-lhes estruturas de acompanhamento e formação que lhes permitam caminhar. Assim pensámos numa Unidade Pastoral que se forma através de pequenos grupos, chamados células ou outros semelhantes, onde se cresce na vida de oração pessoal e comunitária, na vida sacramental, na comunhão fraterna, na conversão, na fidelidade à Eucaristia Dominical, no serviço aos outros, por amor, e na Evangelização. Em suma, grupos que sejam um ambiente privilegiado para aprender a viver com Jesus, à semelhança dos primeiros discípulos e das primeiras comunidades cristãs.

II. Uma Comunidade de pequenos grupos que tendo experimentado o amor misericordioso de

Deus se vê como um «hospital da campanha».
(na próxima semana continuamos a conhecer em detalhe o nosso Plano Pastoral)

Mais recentes