Peregrinação Jubilar da Unidade Pastoral a Roma

Decorreu de 10 a 13 deste mês uma peregrinação de 31 pessoas a Roma e Assis. Houve 3 momentos principais que o grupo vivenciou com mais emoção. A primeira delas foi a visita ao túmulo de Carlo Acutis em Assis. O poder ver aquele adolescente de 15 anos, ali no seu túmulo, vestido com calças de ganga e sapatilhas e recordando toda a sua vida, causou emoção e lágrimas em muita gente. Vinham silenciosos. Cá fora encontrámo-nos com o bispo de Assis, um homem humilde e simples, verdadeiro discípulo de Francisco que nos disse. “Sejam santos e que S. Francisco e S. Carlo Acutis, intercedam por todos os que têm esse desejo e se esforçam para isso.»

A segunda experiência tocante foi a peregrinação jubilar feita no princípio da via da conciliação rumo ao túmulo de Pedro na basílica do mesmo apostolo. A Santa Sé acolhe todos os grupos com enorme solicitude pastoral, faculta-lhes todo o que é necessário para que façam uma bela peregrinação. Muitos voluntários estão ao nosso serviço dando-nos todas as indicações e fornecendo-nos o opúsculo em Português. Embora tenhamos atravessado a Porta Santa das outras três basílicas, S. Paulo, Santa Maria Maior e S. João de Latrão, elas serviram-nos como preparação para esta, pois era aquela onde fizemos a peregrinação completa.

Finalmente, antes da vinda para Portugal, celebrámos missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, uma belíssima igreja portuguesa em Roma. Foi um momento conclusivo de ação de graças a Deus por tudo o que vivemos, Santo António foi outro testemunho de santidade que nos iluminou. A experiência é ainda maior para os que foram pela primeira vez. Quando estes chegam a qualquer uma das 4 basílicas, abrem a boca de espanto e admiração. Como me dizia alguém foram 4 dias a ver coisas belas por toda a parte, não só nas obras religiosas mas também nas praças e ruas de Roma.

Mais recentes