Peregrinação à Igreja do Santíssimo Milagre

No dia 23 de novembro a Unidade Pastoral de São José e São João Baptista fez a sua Peregrinação à Igreja do Santíssimo Milagre em Santarém. Foi um momento muito esperado por tantas irmãs e irmãos das duas paróquias! A manhã começou por volta das 8h15 minutos, uns esperando em São José e outros em S. João Baptista. Afinal de contas foram mais de duzentas, as pessoas que rumaram até Santarém. Foi um pouco difícil aguardar por todos e guardar tanta vontade de chegar. Foram quatro autocarros que fizeram a viagem, durante a qual foi feita a oração da manhã, muito participada por todos! E ainda houve tempo para ensaiar o belíssimo cântico “Aquela Eterna Fonte” que seria importante para a adoração ao Santíssimo, feita na Igreja do Santíssimo Milagre.

Chegados a Santarém, foi tempo de correr até à Igreja! E que bonita que ela é! Uns ficaram maravilhados e em silêncio a contemplar, outros tiravam fotos para mais tarde recordar. Entretanto, o diácono responsável pela Igreja, presenteou-nos com uma excelente e clara explicação da forma como decorreu o milagre, que revestiu de extrema importância aquela Igreja e que levou a que se transformasse no Santuário do Santíssimo Milagre. Seguiu-se a Adoração ao Santíssimo, com um guião previamente elaborado e onde alguns irmãos foram ajudando todos os outros a Adorar!

Foi um momento muito belo, intenso e uma forma bonita de viver a fé em comunidade. No fim, todos tiveram oportunidade de ver a relíquia (onde se observa a Sagrada Hóstia com Sangue) mais de perto. Todos vinham maravilhados e, de certa forma, emocionados, por poder estar tão perto do Mistério da nossa fé, e ninguém tinha pressa de sair.

Entretanto, fomos em direção ao restaurante “Panturras” onde nos serviram uma bela refeição, digna de um repasto real. Todos puderam retemperar as suas forças para viajar até Rio Maior, onde nos esperavam as Salinas Naturais de Rio Maior, únicas em Portugal. Um local belo, pela sua paisagem carregada de sal. Lá foi-nos explicado o processo de formação deste sal, que ocorre com recurso a uma rocha, o sal-gema. Ainda houve algum tempo para espreitar os presépios feitos em sal e alguns produtos elaborados com recurso ao sal da região. Mesmo no final, tivemos uma surpresa, conseguimos assistir a um belo espetáculo pirotécnico, o fogo de artificio de inauguração dos presépios de sal.

Valeu mesmo a pena poder ir a Santarém, descobrir um pouco mais sobre a Igreja do Santo Milagre e poder visitar as salinas de Rio Maior. Mas o que realmente foi mesmo muito bom foi poder adorar o nosso bom Deus e crescer na fé e em comunidade.

Ana Ferreira

Foi com muita fé que fomos em peregrinação até ao Santuário do Santíssimo Milagre e participámos na Adoração Comunitária.

Sabendo que o Senhor é a fonte de força nas nossas vidas, ao estar em Adoração diante do Santíssimo sentimos uma enorme paz interior, alegria e gratidão, difíceis de exprimir por palavras.

Joaquim e Luisa

Mais recentes