Os pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco foram como que os catequistas que guiaram as crianças nesta peregrinação até ao Santuário da Mãe de Jesus. Foram dois autocarros com pais, crianças e catequistas e, vários outros, foram nos seus transportes próprios.  Começámos por visionar o filme das aparições para que as crianças entendessem o que iam visitar. A seguir, fomos para a capelinha das aparições, o coração do santuário.

Dali, fomos visitar os túmulos dos três pastorinhos e ainda tivemos tempo de visitar a Basílica da Santíssima Trindade. Entretanto chegou a hora do almoço, tempo propício para o convívio entre todos.  De tarde fomos para a parte mais apreciada pelas crianças, as casas onde nasceram e viveram os pastorinhos em Aljustrel, o poço de Lúcia, onde os pastorinhos brincavam e o anjo lhes apareceu.

Dali partiu-se para o Cabeço, visitando a Loca do Cabeço, lugar da primeira e terceira aparição do anjo da paz. Passou-se ainda pelo calvário húngaro e depois descemos novamente para a Basílica da Santíssima Trindade onde, numa das capelas, celebrámos a Eucaristia que concluiu a peregrinação.

No diálogo com várias crianças todas elas eram unânimes que gostaram muito de visitar as casas tão pequenas e pobres dos pastorinhos. A atenção com que escutavam as explicações mostrava bem que era algo que despertava a sua curiosidade e interesse. Foi um dia de catequese vivencial, ao ar livre. e cheia do perfume de santidade dos videntes que nos acompanhavam. São dias para ficar nas suas memórias.