Na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, o nosso pároco celebra 41 anos de ordenação sacerdotal. Nesta ocasião, damos graças pela generosidade do seu “Sim” ao chamamento do Senhor e pelo seu serviço à nossa comunidade e à diocese.

O P. Jorge foi ordenado presbítero para a Diocese de Coimbra por D. João Alves, então bispo de Coimbra, a 24 de abril de 1983, na Sé Nova. Foi depois, e durante 11 anos, Diretor do coro da Sé de Coimbra. Seguiu-se o trabalho, também durante 11 anos, na Pastoral das Vocações da Diocese, como diretor do Secretariado Diocesano das Vocações. Em 1993 foi nomeado pároco de Febres, Vilamar e S. Caetano, a que se juntou depois Corticeiro de Cima, onde esteve 15 anos.

A permanência nestas paróquias teve uma interrupção de dois anos, período em que fez um mestrado, em Paris, em teologia com especialização em pastoral catequética. Em 2008, começa, a pedido do Sr. D. Albino Cleto, o projeto da nova paróquia de S. João Baptista. Entretanto, em junho de 2012 é nomeado Vigário Episcopal para a Pastoral e membro do Secretariado de Coordenação Pastoral da Diocese. Além da responsabilidade em S. João Baptista, em 2017 é nomeado pároco de S. José.

Há quase 25 anos, quando estava em Febres, lançou o Alpha em Portugal, um Percurso que, entretanto, se estendeu a centenas de paróquias por todo o país. Para o aprofundamento da fé depois do Percurso Alpha, conheceu mais tarde, em Milão, as Células Paroquiais de Evangelização, uma proposta que também tem feito o seu caminho nalgumas paróquias.

Quando era jovem padre começou, com outros, a Comunidade Emanuel em Portugal. Esta quarta-feira, na missa das 19h00, em S. José, toda a comunidade é convidada a reunir-se para celebrar o aniversário de ordenação do P. Jorge. Um momento que será uma ocasião privilegiada para agradecer a generosidade da sua entrega e para dar graças pelo dom que a sua vida tem sido para a nossa Unidade Pastoral, com o seu empenho constante para que aqui floresça uma comunidade verdadeiramente enraizada em Cristo e com o seu esforço incansável para que cada vez mais pessoas se sintam tocadas pelo amor de Cristo.

A Equipa de Comunicação