Luz na cidade
Há muito tempo que se pensava num nome para identificar aquela realidade que formamos, sem ser a justaposição dos nomes de ambas as paróquias, S. José e S. João Baptista. As paróquias, continuam com o nome que têm, como é evidente, mas a realidade da Unidade pastoral, toma um nome novo, como acontece com todas as unidades pastorais na Diocese. Depois de um tempo de discernimento na equipa de animação pastoral e ser levada a votação no Conselho pastoral vários nomes, decidiu-se pelo nome: Luz na Cidade.
No dia em que celebramos a epifania do Senhor e em que uma estrela luminosa guia os magos até Belém, tem sentido falarmos de unidade pastoral como luz que deve brilhar nesta cidade de Coimbra. Cristo disse, em S. João: “Eu sou a luz do mundo”. (Jo 8,12). Mas também acrescenta em S. Mateus: “Vós sois a luz do mundo.” (Mt 5,14). Se a comunidade, e cada membro, vive de Cristo e recebe a sua luz, essa luz irradia para o mundo e tornamo-nos, em Cristo, luz do mundo que deve brilhar pelas nossas boas obras para que «glorifiquem o Pai que está nos céus». Mas estamos situados, concretamente, na cidade de Coimbra, numa grande zona habitacional e, é aqui que somos chamados a ser luz quando nos deixamos guiar pela luz de Cristo para que todos encontrem o caminho para Ele. Em Jerusalém a estrela deixou de brilhar porque Herodes e o povo com ele, não abriram o coração a esta luz.
Somos luz na cidade pelo anúncio do evangelho, pelo serviço da caridade e pela celebração do culto divino. Somos luz quando infundimos esperança em todos os que nos visitam com lágrimas e partem com alegria libertadora. Somos luz quando os pobres na sua angústia vêm pedir socorro e encontram quem lhes estenda a mão para as diversas urgências de renda de casa, pagamento da luz, arranjo de uma casa para não ficarem na rua, ou simplesmente os ajudarem a minorar as suas muitas despesas com cabazes de géneros, pois o ordenado não dá para tudo.
Mas o que já somos é um apelo a sermos mais e melhor. A partir do novo plano pastoral da UP que tem como mote: Unidade pastoral: Comunidade de pequenos grupos de discípulos missionários, desejamos que cada célula se torne, na paróquia, uma pequena luz e que, todas juntas, dêem nova luz a toda a comunidade. Desejamos que cada grupo da Unidade pastoral seja uma pequena luz de esperança e de amor para que toda a paróquia seja Luz na cidade. A partir deste nome a equipa de comunicação da Unidade Pastoral irá encomendar um logotipo e pensar na unidade gráfica que identificará toda esta realidade que formamos.




