Nos últimos meses várias famílias da nossa Unidade Pastoral têm vindo a preparar-se para a participação na Jornada Mundial das Crianças a ter lugar em Roma nos dias 25 e 26 de maio (31 elementos entre crianças e os seus pais e avós). Preparação essa apoiada em muita oração, brincadeira e convívio fraterno, o que possibilitou que todos se fossem conhecendo e estreitando laços, sobretudo as crianças que ganharam novos amigos que vão juntos celebrar com o Santo Padre a alegria de ser criança.

Nos encontros realizados houve tempo para rezar e pintar, para desenhar e brincar no insuflável, para partilhar uma refeição, para debater e conversar sobre o papel e a riqueza das crianças na nossa vida e na vida das comunidades. Vendemos rifas para um cabaz de Páscoa que calhou em sorte à Micaela, entre muitas outras infantilidades do agrado de miúdos e graúdos.

Quando começámos a preparar a nossa participação na JMC pedimos às crianças que nos dessem as suas expectativas e desejos para que esta fosse uma experiência que tivesse também a riqueza das ideias das crianças; houve uma que nos tocou particularmente, apesar de na altura termos ficado com receio de a não conseguir cumprir, mas os desígnios do Senhor são divertidos e a organização da Jornada acolheu a ideia das nossas crianças e vai ajudar-nos a levá-la por diante: Vamos oferecer a crianças em Roma brinquedos novos que foram reunidos por cada uma das crianças do nosso grupo.

Entretanto pareceu-nos que a ideia era digna de ser partilhada com a comunidade e, se alguém se quiser juntar à iniciativa, pode dar-nos brinquedos novos, que nós entregaremos às crianças em Roma (não convém que tenham muito volume) e que ninguém se sinta obrigado. Podem entregar os brinquedos na sacristia até quarta-feira, dia 22 de maio.

Dando graças a Deus pela oportunidade que colocou ao nosso alcance, levamos connosco os nossos paroquianos e as suas orações; pedimos que rezem por nós, pelas nossas crianças e pelos bons frutos que esta Jornada nos pode trazer.