O Grupo de Ação Sócio Caritativa da Paróquia de São João Baptista comemorou, no passado domingo, 10 anos ao serviço das famílias carenciadas. Para assinalar o importante marco na vida do grupo, o GASC ofereceu, às famílias que apoia e a todos os amigos, uma tarde animada, com um espetáculo musical seguido de um momento de partilha de laços e lanche.
Os primeiros a subir ao “palco altar” foram os elementos do Coro Carlos Seixas, que presentearam uma centena de pessoas com um concerto de cariz sacro, numa afinada missa cantada. Fundado em 2008, o grupo coral, constituído maioritariamente por funcionários municipais e familiares, é dirigido desde o início pelo Maestro João Santos, organista titular da Catedral de Leiria.
Seguiu-se o Coro de Professores de Coimbra, que comoveu a audiência com um repertório variado que foi de Amália Rodrigues a Pedro Abrunhosa, passando Elvis Presley. A tarde musical ficaria completa com um animado grupo de concertinas, que pôs toda a gente a dançar. Durante a tarde foi projetado um vídeo que resume os 10 anos de trabalho do GASC, que nasceu em março de 2015, fruto da vontade de 7 voluntários e foi crescendo, muito por “culpa” da sua inexcedível responsável, Manuela Afonso. Hoje conta com 12 voluntários e apoia 37 famílias, totalizando 138 pessoas apoiadas.
Sob a égide “Construir um Futuro com Esperança”, o GASC propõe-se dar visibilidade a quem não a tem, acreditando que cada família tem capacidade de se auto-erguer e que as fragilidades não são duradouras. Das respostas dadas pelo GASC, destaque para os cabazes mensais entregues às famílias, que incluem bens alimentares, artigos de higiene, vestuário e calçado. Mobilar casas, fornecer equipamentos domésticos, ajudar com contas de renda, água, luz e farmácia, são outras das missões do Grupo, assim como reestruturação de dívidas, apoio jurídico e psicológico.
Em 2017 foi criado o Atelier do Tempo e do Saber, que funciona às segundas-feiras, das 14h30 às 17h30, na paróquia. Os trabalhos manuais ali manufaturados pelas voluntárias e outros doados à paróquia são, posteriormente, colocados à venda. Toda a receita reverte para a construção da nova Igreja e Centro Pastoral da Paróquia de São João Baptista.
Destinado a combater a solidão e o isolamento da população mais idosa, o lema do Atelier do Tempo e do Saber é “Quem sabe ensina, quem quer aprende”. Num final de domingo emotivo, as voluntárias sopraram as velas e agradeceram todo o apoio que a comunidade tem dado ao projeto na última década, comprometendo-se em continuar a fazer mais e melhor, porque o GASC quer ser Sal da Terra e Luz no Mundo.