Folha Paroquial 31.12.2023 — Domingo dentro da Oitava do Natal — Ano B

Missa

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Antífona de entrada Lc 2, 16
Os pastores vieram a toda a pressa e encontraram Maria, José e o Menino deitado no presépio.
Diz-se o Glória.

Oração coleta
Senhor, Pai santo, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida, concedei que, imitando as suas virtudes familiares e o seu espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na vossa casa para gozarmos as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

LEITURA I Sir 3, 3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14)

«Aquele que teme a Deus honra os seus pais»

A palavra de Deus faz o elogio da vida familiar. O Filho de Deus, ao fazer-Se homem, quis nascer e viver numa família humana. Foi ela a primeira família cristã, modelo, a seu modo, de todas as demais. O amor de Deus em todos os membros de uma família é condição fundamental para o crescimento, em paz, de todos os que nela nascem e vivem, como no quadro que o sábio nos apresenta nesta leitura.

Leitura do Livro de Ben-Sirá

Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles a autoridade da mãe. Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados e acumula um tesouro quem honra sua mãe. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será atendido na sua oração. Quem honra seu pai terá longa vida, e quem lhe obedece será o conforto de sua mãe. Filho, ampara a velhice do teu pai e não o desgostes durante a sua vida. Se a sua mente enfraquece, sê indulgente para com ele e não o desprezes, tu que estás no vigor da vida, porque a tua caridade para com teu pai nunca será esquecida e converter-se-á em desconto dos teus pecados.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 127 (128), 1-2.3.4-5 (R. cf. 1)
Refrão: Ditosos os que temem o Senhor, ditosos os que seguem os seus caminhos.

Feliz de ti, que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem. Refrão

Tua esposa será como videira fecunda,
no íntimo do teu lar;
teus filhos serão como ramos de oliveira,
ao redor da tua mesa. Refrão

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião te abençoe o Senhor:
vejas a prosperidade de Jerusalém,
todos os dias da tua vida. Refrão

LEITURA II Col 3, 12-21

A vida doméstica no Senhor.

Desde o princípio que os cristãos compreenderam que a sua fé se deve manifestar em toda a sua vida e muito particularmente na vida de família; esta pode ter sempre diante dos olhos a Sagrada Família de Nazaré, que constituiu a melhor experiência do que devem ser as nossas famílias.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses

Irmãos: Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.

Palavra do Senhor.

ALELUIA Col 3, 15a.16a

Refrão: Aleluia. Repete-se

Reine em vossos corações a paz de Cristo,

habite em vós a sua palavra. Refrão



EVANGELHO – Forma longa Lc 2, 22-40

«O Menino crescia, e enchia-Se de sabedoria»


O quadro da vida evangélica, que hoje nos é proclamado, é cheio de mistério: a Sagrada Família cumpre a Lei de Moisés, revelando assim como Deus realmente entrou no caminho dos homens; Maria escuta a profecia de Simeão, que anuncia desde já, o mistério pascal; a vida da Família de Nazaré é um mundo de sabedoria e de graça, de trabalho, de oração e de paz.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino, para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações». Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia, tornava-Se robusto e enchia-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.

Palavra da salvação.



EVANGELHO – Forma breve Lc 2, 22.39-40

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia, tornava-se robusto e enchia-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.

Palavra da salvação.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

A festa da sagrada Família celebra um aspeto do Natal. Ela é ícon da humanidade que acolhe Deus no seu seio. Jesus não se tornou Deus, Ele é-o de desde toda a eternidade, mas todo o homem tem por vocação tornar-se como Jesus um filho, adotivo, é certo, mas filho de Deus. Dito de outro modo, Jesus não substitui Deus, Ele vem revelá-lo e revelando quem Deus é, (Seu Pai e nosso Pai) revela também quem é o homem (uma criatura que tem por vocação participar na mesma vida divina de Jesus, filho do Pai. Grande é a vocação a que somos chamados! A família cristã tem por missão ajudar a todos os seus membros a descobrir e aprofundar esta altíssima vocação. Na família pelo sangue somos pais, filhos, irmãos, avós, mas na nossa relação com Deus somos todos filhos e, portanto, irmãos na fé e

recebemos todos o mesmo mandamento novo: «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei»

O Evangelho apresenta-nos a Sagrada família, na sua primeira peregrinação ao templo de Jerusalém, para a apresentação do Menino. E é toda a família, Pai, Mãe e Filho que vão nesta peregrinação à casa do senhor. Está aqui também um ensinamento para as nossas famílias. Disse um dia o Papa Francisco numa homilia desta festa que eu passo a citar: «A vida das famílias é um conjunto de pequenas e grandes peregrinações.» e depois acrescentou: «Como nos faz bem pensar que Maria e José ensinaram a Jesus a recitar as orações! E isso é uma peregrinação, a peregrinação da educação na oração. E faz nos bem também saber que durante o caminho rezavam juntos; e que ao sábado, iam juntos à sinagoga para escutar as escrituras da Lei e dos Profetas e louvar o Senhor com todo o povo. E certamente durante a peregrinação para Jerusalém, rezaram e cantaram com as palavras dos salmos como era, e ainda é, costume: «Que alegria quando me disseram: vamos para a Casa do Senhor! “Os nossos passos já chegam às tuas portas, Jerusalém!

Como é importante para as nossas famílias caminharem juntas e ter um mesmo fim a atingir! Sabemos que temos um percurso comum a atingir; um caminho onde encontramos dificuldades, mas também momentos de alegria e de consolação.” A catequese familiar na nossa Unidade pastoral é uma peregrinação da família. É toda que é chamada a ir nesta peregrinação, mesmo se pelas dificuldades do trabalho e da gestão do tempo, nem sempre é possível irem os dois pais com o filho ou a filha.

A catequese familiar põe o foco, não na criança, mas na família, para que esta envolva na sua ternura a criança e peregrine com ela ao encontro do Senhor. E esta peregrinação não é só para o encontro quinzenal da catequese, mas para o encontro semanal na Eucaristia, e para o encontro diário na oração em família seja ela feita à mesa, ou, orando com os filhos, quando os vão deitar ou tendo um pequeno espaço de oração, um oratório-santuário, onde toda a família se encontra, antes de deitar os filhos. Já tive a alegria de orar à noite em casa de várias famílias que fazem isto e vemos bem os frutos!

Os testemunhos que nos chegam mostram-nos que esta peregrinação é transformativa. Ouçamos a mãe Catarina de S. José: “A experiência na Catequese Familiar tem sido, para mim, uma revelação tanto espiritual como pessoal. Este percurso, que tenho felizmente trilhado ao lado do meu filho, da minha cunhada e do meu sobrinho, trouxe uma nova dimensão à minha fé e à forma como encaro a religião no nosso quotidiano. Em contraste com as memórias da minha infância, onde os domingos na igreja eram marcados por um ambiente frio e muitas vezes inteligível, a Catequese Familiar surge para mim (e para o meu filhote) como um refúgio acolhedor e compreensível. As discussões e partilhas que brotam desses encontros em família não são meramente conversas sobre fé, mas manifestações tangíveis da presença de Deus nas nossas vidas.

Ao longo deste caminho, percebo cada vez mais que a fé não é algo para ser apenas ensinado, mas sim para ser vivido em conjunto. No seio da família, a religião ganha vida, transformando-se em ações e palavras que fortalecem a nossa ligação com Deus e uns com os outros. Esta aproximação coletiva proporciona-nos uma compreensão mais profunda e enriquecedora da nossa fé e mostra-nos, indubitavelmente, que Deus está connosco em todos os momentos.

Na Catequese Familiar, aprendemos e sentimos que a igreja não se restringe às suas paredes físicas, mas estende-se aos corações e lares de cada um de nós. Estamos, juntos, a construir uma comunidade de fé mais forte e unida, onde cada membro da família tem um papel vital. Esta jornada é uma viagem de Amor, compreensão e crescimento espiritual coletivo onde cada passo que damos juntos neste caminho sagrado nos aproxima mais na presença Divina e no Amor eterno de Deus. Catarina Neves, mãe do Tomás (grupo 2A). A Catarina usa o termo viagem, mas diz o mesmo. É uma peregrinação para a Casa do pai, como fizeram Jesus, Maria e José.

Hoje existem muitas forças obscuras que tudo fazem para destruir a família pois sabem que ela é uma força de coesão, de valores, de luz e sabedoria e de transmissão da fé. Na peregrinação da Sagrada Família as famílias caminhavam juntas e Maria tinha tanta confiança em todas as famílias da caravana que ia descansada sem ver o seu filho junto dela, pois sabia que ele estaria em segurança com qualquer família da mesma viagem. Mais do que nunca as famílias precisam de fazerem a sua viagem, não isoladamente, mas juntas.

Hoje existem muitas formas de as famílias se encontrarem e partilharem as luzes e sombras do caminho. Existem os grupos de casais de Nossa Senhora, de Santa Maria, as células de casais, e outros formas de encontro com alguma regularidade. Na Nossa Unidade pastora existe uma equipa e Pastoral familiar que se esforça por propor anualmente algumas ações comuns e existe um Conselho de pastoral familiar que congrega os diversos grupos que têm famílias; catequese familiar, Alpha, células, Curso de casamento. Este percurso para casais tem sido uma grande bênção para quantos o têm feito.

A equipa orientadora do percurso irá realizá-lo novamente a partir de janeiro. Ponha-o na sua agenda. A Sagrada Família é Santa porque acolheu o Santo nela, e todas as famílias que acolhem Deus no seu seio estão no caminho da santidade mesmo não sendo perfeitas, pois não há famílias perfeitas, mas há muitas a caminho. Que a Sagrada família vele por todas elas.

Votos de Ano Novo:

Os padres Jorge e Francisco desejam a todos os paroquianos um ano que traga boas notícias e boas realizações. Um ano em que nos aproximemos mais de Deus, o criador do tempo e da História, e n’Ele, nos aproximemos mais uns dos outros para vivermos como irmãos. Que neste ano cessem todas as guerras destrutivas, haja paz e se cresça em humanidade para que vivamos todos como uma família global, pois esse é o sonho de Deus!

Mais recentes