Missa
Antífona de entrada Sl 104, 3-4
Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor. Buscai o Senhor e o seu poder, procurai sempre a sua face.
Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade; e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que mandais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I Jr 31, 7-9
«Vou trazer de novo o cego e o coxo entre lágrimas e preces»
Esta leitura refere-se, em primeiro lugar ao fim do exílio do povo de Deus em Babilónia. Mas ela é, ao mesmo tempo, o quadro onde encontram lugar todos os que sofrem e procuram salvação. Hoje, como então, a palavra de Deus anuncia essa salvação. O Senhor quer reunir todos os homens e de todos fazer um só povo, o seu povo. Para isso, chama-os das situações mais humilhantes em que eles se encontram, e oferece-lhes a vida nova que Cristo nos trouxe.
Leitura do Livro de Jeremias
Eis o que diz o Senhor: «Soltai brados de alegria por causa de Jacob, enaltecei a primeira das nações. Fazei ouvir os vossos louvores e proclamai: ‘O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel’. Vou trazê-los das terras do Norte e reuni-los dos confins do mundo. Entre eles vêm o cego e o coxo, a mulher que vai ser mãe e a que já deu à luz. É uma grande multidão que regressa. Eles partiram com lágrimas nos olhos e Eu vou trazê-los no meio de consolações. Levá-los-ei às águas correntes, por caminho plano em que não tropecem. Porque Eu sou um Pai para Israel e Efraim é o meu primogénito».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 125 (126), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)
Refrão: Grandes maravilhas fez por nós o Senhor,
por isso exultamos de alegria. Repete-se
Ou: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo. Repete-se
Quando o Senhor fez regressar os cativos de Sião,
parecia-nos viver um sonho.
Da nossa boca brotavam expressões de alegria
e dos nossos lábios cânticos de júbilo. Refrão
Diziam então os pagãos:
«O Senhor fez por eles grandes coisas».
Sim, grandes coisas fez por nós o Senhor,
estamos exultantes de alegria. Refrão
Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos,
como as torrentes do deserto.
Os que semeiam em Lágrimas
recolhem com alegria. Refrão
À ida vão a chorar,
levando as sementes;
à volta vêm a cantar,
trazendo os molhos de espigas. Refrão
LEITURA II Hebr 5, 1-6
«Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec»
Jesus é, junto do Pai, sacerdote de toda a humanidade e não já de um só povo apenas. E não é sacerdote como os da Antiga Aliança, que morriam e tinham de ser substituídos. Jesus é sacerdote de outra maneira, à maneira de Melquisedec, aquela figura misteriosa que saiu ao encontro de Abraão, sem que se lhe conheça nem a origem nem o fim, imagem por isso de Jesus, sacerdote eterno, porque está vivo para sempre.
Leitura da Epístola aos Hebreus
Todo o sumo sacerdote, escolhido de entre os homens, é constituído em favor dos homens, nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele pode ser compreensivo para com os ignorantes e os transviados, porque também ele está revestido de fraqueza; e, por isso, deve oferecer sacrifícios pelos próprios pecados e pelos do seu povo. Ninguém atribui a si próprio esta honra, senão quem foi chamado por Deus, como Aarão. Assim também, não foi Cristo que tomou para Si a glória de Se tornar sumo sacerdote; deu-Lha Aquele que Lhe disse: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei», e como disse ainda noutro lugar: «Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec».
Palavra do Senhor.
ALELUIA cf. 2 Tim 1, 10
Refrão: Aleluia. Repete-se
Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte
e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refrão
EVANGELHO Mc 10, 46-52
«Mestre, que eu veja»
A profecia da primeira leitura, dizendo que entre os retornados do exílio estaria o cego, realiza-se em Jesus Cristo. O cego, proclamando-O “Filho de David”, reconhece n’Ele o Messias. Jesus, curando-o, recompensa a sua fé; mas simultaneamente mostra que os tempos do Messias e da salvação por Ele oferecida a todos os homens tinham chegado ao meio deles.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Palavra da salvação.
Meditação da Palavra de Deus
Que eu veja!
Quantos gritos no nosso mundo! Gritos que ouvimos nas notícias, gritos silenciosos de quem já não tem forças para gritar, gritos de quem está desesperado, gritos de quem sofre injustiças. Custa-nos ouvir estes gritos, incomodam-nos. Levamos estes gritos a Jesus ou somos um obstáculo que impede o encontro com Ele? E como lhe levamos estes gritos? Antes de mais precisamos de ter os ouvidos abertos para os escutar, deixar que nos toquem, que nos firam por dentro. Só assim poderemos tornar-nos uma ponte que leva a Jesus.
Jesus deseja encontrar-se com cada pessoa que sofre e quer precisar de nós para que o encontro aconteça. Mas como fazer isso, se a nossa atenção se concentra quase só em nós próprios? Não sobra muito para os outros, pois o que temos mal chega para nós: o tempo, o dinheiro, o que temos… tornamo-nos pessoas sem espaço para os outros, incapazes de afeto, de compreensão, de integração.
Como poderemos levar a Jesus aqueles que somos incapazes de escutar e acolher? Através de nós, Jesus quer chamar cada pessoa que sofre e o busca, mesmo sem ter consciência disso. Através de nós também lhes vai perguntar: “Que queres que eu te faça?” A nossa missão de cristãos e de Igreja é darmos o nosso contributo para que cada pessoa se encontre com Jesus.
Como fazê-lo? Se soubermos fazê-lo, o resultado poderá ser extraordinário: aquele que está à beira do caminho pedindo esmola a quem passa pode tornar-se seu discípulo, com um entusiasmo maior do que o nosso, com uma fé que nos ensina, com uma prontidão que nos ultrapassa. Aquele que levamos a Jesus torna-se nosso exemplo, ajudando-nos a renovar o nosso compromisso com Ele.
O cego que grita por Jesus, precisa de nós para começar a vê-lo, como Alguém que não lhe é indiferente, como alguém atento aos seus pedidos e pronto a dar-lhe o que mais precisa. Desta forma, o cego ficará a vê-lo, com a nossa ajuda, nem que seja abrindo os olhos da fé que lhe permitem ver Jesus que passa e não O perder de vista, seguindo os seus passos.
Poderemos descobrir que afinal quem é cego e surdo somos nós próprios, todas as vezes que não queremos ver nem ouvir, porque não queremos ser incomodados. Também nós precisamos de pedir a Jesus: Senhor, que eu veja!
Oração sobre as oblatas
Olhai, Senhor, para os dons que Vos apresentamos e fazei que a celebração destes mistérios dê glória ao vosso nome. Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da comunhão Cf. Sl 19, 6
Celebramos, Senhor, a vossa salvação e glorificamos o vosso santo nome.
Ou: Ef 5, 2
Cristo amou-nos e deu a vida por nós, oferecendo-Se em sacrifício agradável a Deus.
Oração depois da comunhão
Fazei, Senhor, que os vossos sacramentos realizem em nós o que significam, para alcançarmos um dia em plenitude o que celebramos nestes santos mistérios.
Por Cristo nosso Senhor.