Folha Paroquial 24.12.2023 — 4º Domingo XXIX Do Advento — Ano B

NATAL DO SENHOR
SOLENIDADE

Missa

Domingo IV do Adento

Antífona de entrada Is 45, 8

Desça o orvalho do alto dos céus e as nuvens chovam o Justo.

Abra-se a terra e germine o Salvador.

Não se diz o Glória.

Oração coleta

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós que, pela anunciação do anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz alcancemos a glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16

O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor. O rei David deseja construir um templo em honra de Deus, que abrigue a Arca da Aliança e seja o centro espiritual do seu povo. Embora o Senhor não rejeite o seu nobre projecto, faz-lhe, no entanto, compreender que não é o homem que traça planos a Deus, mas é Deus que associa o homem à realização dos Seus desígnios de salvação. Será, portanto, Deus que construirá uma casa a David, constituído, doravante, depositário pessoal das promessas divinas. Da sua descendência nascerá o Messias, em Quem habita toda a plenitude da Divindade, verdadeiro e vivo templo de Deus no meio dos homens. Esta Aliança e a fidelidade por ela exigida são mais importantes para o futuro do povo do que um templo material.

Leitura do Segundo Livro de Samuel

Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos que o rodeavam, o rei disse ao profeta Natã: «Como vês, eu moro numa casa de cedro e a arca de Deus está debaixo de uma tenda». Natã respondeu ao rei: «Faz o que te pede o teu coração, porque o Senhor está contigo». Nessa mesma noite, o Senhor falou a Natã, dizendo: «Vai dizer ao meu servo David: Assim fala o Senhor: Pensas edificar um palácio para Eu habitar? Tirei-te das pastagens onde guardavas os rebanhos, para seres o chefe do meu povo de Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos. Dar-te-ei um nome tão ilustre como o nome dos grandes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel; e nele o instalarei para que habite nesse lugar, sem que jamais tenha receio e sem que os perversos tornem a oprimi-lo como outrora, quando Eu constituía juízes no meu povo de Israel. Farei que vivas seguro de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia que te vai fazer uma casa. Quando chegares ao termo dos teus dias e fores repousar com teus pais estabelecerei em teu lugar um descendente que há-de nascer de ti e consolidarei a tua realeza. Serei para ele um pai e ele será para Mim um filho. A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 2-3.4-5.27 e 29 (R. cf. 2a)

Refrão: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.

Repete-se
Ou: Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade.

Repete-se

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor

e para sempre proclamarei a sua fidelidade.

Vós dissestes:

«A bondade está estabelecida para sempre»,

no céu permanece firme a vossa fidelidade. Refrão

«Concluí uma aliança com o meu eleito,

fiz um juramento a David meu servo:

‘Conservarei a tua descendência para sempre,

estabelecerei o teu trono por todas as gerações’». Refrão

«Ele Me invocará: ‘Vós sois meu Pai,

meu Deus, meu Salvador’.

Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor,

a minha aliança com ele será irrevogável». Refrão

LEITURA II Rm 16, 25-27


O mistério encoberto desde os tempos eternos foi agora manifestado

Neste hino de louvor e gratidão, com que encerra a Carta aos Romanos, S. Paulo dá glória a Deus, por haver, finalmente, revelado o mistério por excelência – o do acesso à salvação dos pagãos e dos judeus, incapazes, uns e outros, de a alcançar, pelos seus esforços.

Oculto no tempo, esse mistério revela-se no Natal, em que Deus nos deu a conhecer a sabedoria do Seu plano divino: salvar todos os homens e o homem todo por Jesus Cristo. Realiza-se na Cruz e é manifestado pelo anúncio do Evangelho feito pelos Apóstolos, testemunhas e realizadores deste mistério inefável.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos


Irmãos: Seja dada glória a Deus, que tem o poder de vos confirmar, segundo o Evangelho que eu proclamo, anunciando Jesus Cristo. Esta é a revelação do mistério que estava encoberto desde os tempos eternos mas agora foi manifestado e dado a conhecer a todos os povos pelas escrituras dos Profetas segundo a ordem do Deus eterno, para que eles sejam conduzidos à obediência da fé. A Deus, o único sábio, por Jesus Cristo, seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amen. Palavra do Senhor.

ALELUIA Lc 1, 38

Refrão: Aleluia. Repete-se

Eis a escrava do Senhor:

faça-se em mim segundo a vossa palavra. Refrão

EVANGELHO Lc 1, 26-38


«Conceberás e darás à luz um Filho»


Maria aceitando ser a Mãe do Salvador, prometido a David, encerra o longo período de expectativa da humanidade. Pela sua fé, pelo seu «sim» generoso, Deus começa a habitar no Seu Povo.
Israel, apesar das advertências dos profetas (Deut. 12, 2-12), sonhava multiplicar os santuários, onde habitasse o Seu Deus. Mas só Deus pode escolher e construir uma morada digna d’Ele. E, na verdade, Ele mesmo a escolhe, pobre e humilde, de maneira desconcertante para o orgulho humano. O humilde acolhimento de Maria dá-Lhe a morada, que Ele desejava. O Espírito Santo realiza essa maravilha: Ele faz habitar o Verbo de Deus entre os homens.


Em Maria, a primeira entre os cristãos a comprometer-se na grande aventura da fé, nasce a Igreja, morada de Deus no meio dos homens (Apoc. 21, 3).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Palavra da salvação.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Estamos mesmo na véspera de Natal. Já se levanta sobre nós a aurora do dia novo em que a luz vence as trevas. Hoje terminamos de acender as 4 velas da coroa de advento que fomos acendendo uma em cada Domingo para realçar esta luz crescente “que nos vem visitar como sol nascente para iluminar os nossos passos no caminho da paz. (Benedictus)

  1. Deus é fiel porque ama o seu povo e quer salvá-lo. As três leituras convergem para nos apresentar a fidelidade de Deus que realiza uma aliança com David, assegurando a este descendente real a estabilidade do seu reino, e cumpre essa promessa firmando uma aliança com Maria fazendo dela a mãe do Messias. Na Anunciação do anjo a Maria, começa a revelar-se “o mistério que estava encoberto desde os tempos eternos, mas agora foi manifestado e dado a conhecer a todos os povos” (2ª leitura).

O Deus fiel, rocha inabalável que cumpre sempre as suas promessas é também um Deus surpreendente. David na plenitude do seu poder real, depois da sua aclamação como rei de Judá e Israel, acolheu na parte mais alta da cidade, a Arca da Aliança, sinal da presença divina. Mas falta-lhe realizar ainda o seu sonho de construir um templo grandioso como digna morada de Deus. Num primeiro momento o profeta Natã parece estar de acordo com o sonho de David e, por isso, deu-lhe uma resposta segundo a sua sabedoria humana, mas durante a noite, Deus revela-se ao profeta Natã e diz-lhe outra coisa: «Vai dizer ao meu servo David: Pensas edificar um palácio para Eu habitar? (…) O Senhor anuncia que te vai fazer uma casa… Esta profecia vai ter uma importância fundamental para alimentar, no Antigo Testamento, a esperança messiânica.

Deus é que fará a David uma casa, no sentido de descendência, prometendo-lhe estabilidade e anunciando-lhe uma descendência real e messiânica. David é que deve entrar no projeto de Deus e não o contrário. Muitas vezes temos a pretensão orgulhosa, ainda que bem-intencionada, de fazermos coisas para Deus, mas o importante não é os serviços que fazemos para Deus, mas é a obediência à sua vontade, é vivermos a nossa vida como uma oferenda a Deus, um sacrifício e louvor, entrarmos no seu projeto, no seu sonho, porque quando entramos no seu projeto as coisas avançam com grande fecundidade.

  1. O Evangelho mostra-nos que todas as promessas feitas a David se fundem e realizam em Jesus Cristo, o Messias pertencente à família de David. Ele é o novo Templo, a Casa que Deus preparou para que Deus e o homem se encontrem. O Evangelho narra as coisas observando a atitude de Maria, como a que torna possível este dom divino com o seu sim incondicional. Ao contrário de David ela não tem sonhos de grandeza nem ocupa na sociedade um lugar de relevo que a permita ter influência nos grandes projetos humanos, mas a sua casa e o seu coração abrem-se de par em par quando o anjo entra como mensageiro divino. Maria crê firmemente na fidelidade de Deus e põe-se totalmente à sua disposição. «Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. Quando somos dóceis a Deus e nos deixamos usar por Ele, não importa a grandeza, o prestígio ou a influência humana que tenhamos. A História da Salvação mostra que Deus frequentemente usa os humildes e pequenos para realizar grandes coisas, porque Ele é que é o Senhor da História. Ele habitualmente não chama os mais capazes, mas capacita os que chama.

A Maria é-lhe pedido que acredite no inacreditável. Ela, Virgem, terá um filho. O anjo dá-lhe o sinal de Isabel que sendo estéril vai dar á luz. A história da salvação está cheia de nascimentos prodigiosos a partir de mulheres estéreis, pois é a história do impossível que Deus torna possível. Maria aparece como mulher da fé porque é chamada a crer mais na promessa incrível de Deus e no poder da sua palavra do que na evidência da sua capacidade humana de realizá- la (não conheço homem) Na véspera de natal, queria fazer ressoar a voz do anjo a Maria: Alegra-te Maria, o Senhor está contigo! Ouçamos para nós estas palavras: Alegra-te porque o Senhor está contigo. Ele é o Emanuel, Deus connosco que nos foi dado pela fidelidade de Deus e pelo sim de Maria. Bendito seja a bondade e a misericórdia de Deus.

Mais recentes