Folha Paroquial 17.12.2023 — 3º Domingo XXIX Do Advento — Ano B

Missa

 Antífona de entrada Cf. Sl 79, 2.4Vinde em nosso auxílio, Senhor, que estais no céu.Mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.

Oração coletaBrilhe em nós, Senhor, o esplendor da vossa glória,para que a vinda de Cristo, vosso Filho,nos dissipe as últimas sombras da noitee nos manifeste como filhos da luz.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deuse convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,por todos os séculos dos séculos.

LEITURA I Sir 48, 1-4.9-11

Elias virá de novo

A leitura evangélica, referindo-se a Elias, atrai esta passagem que faz parte do elogio dos antepassados no livro do Eclesiastes ou de Ben Sirá. À luz da recordação do passado entende-se melhor o presente e projecta-se mais seguramente o futuro. Elias, o homem devorado pelo zelo de Deus, é aqui o símbolo dos que olham para a vinda do Senhor e para ela se preparam, purificando-se e aguardando-a na esperança.

Leitura do Livro de Ben-Sirá

Naqueles dias, apareceu como um fogo o profeta Elias e as suas palavras queimavam como um facho ardente. Fez vir a fome sobre os israelitas e no seu zelo reduziu-os a poucos. Com a palavra do Senhor fechou o céu e por três vezes fez descer o fogo. – Como foste admirável, Elias, pelos teus prodígios! Quem se pode gloriar de ser como tu? Foste arrebatado num turbilhão de chamas e num carro puxado por cavalos de fogo; foste preparado para, em determinado tempo, aplacares a ira divina antes que ela se inflame, para reconciliares o coração dos pais com os filhos e restabeleceres as tribos de Jacob. Felizes os que te viram e os que morreram no amor, porque também nós certamente viveremos.Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 79 (80), 2ac e 3b. 15-16.18-19 (R. 4)

Refrão: Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar,mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos. Repete-seOu: Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos. Repete-se

Pastor de Israel, escutai,Vós que estais sentado sobre os Querubins, aparecei.Despertai o vosso podere vinde em nosso auxílio. Refrão

Deus dos Exércitos, vinde de novo,olhai dos céus e vede, visitai esta vinha.Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou,o rebento que fortalecestes para Vós. RefrãoEstendei a mão sobre o homem que escolhestes,sobre o filho do homem que para Vós criastes;e não mais nos apartaremos de Vós:fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome. Refrão

ALELUIA Lc 3, 4.6

Refrão: Aleluia.

Repete-se. Preparai o caminho do Senhor,endireitai as suas veredase toda a criatura verá a salvação de Deus. Refrão

EVANGELHO Mt 17, 10-13

«Elias já veio e não o reconheceram»

Jesus transfere para João Baptista a missão de Elias. Mas o povo, que tinha ouvido João Baptista, não soube reconhecê-lo, como também não irá reconhecer o próprio Jesus. Deus vem até aos homens de todas as maneiras; mas, muitas vezes, a nossa perspectiva, geralmente egoísta, não alcança o dom que vem até nós das maneiras mais inesperadas. Foi assim no princípio da pregação evangélica e poderá ser ainda assim em nossos dias; mas Deus não Se desilude com as nossas incompreensões e, todos os anos, nos oferece, de novo, o Tempo do Advento, para aprendermos a desejar sempre mais a sua vinda.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São MateusAo descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: «Porque dizem os escribas que Elias tem de vir primeiro?» Jesus respondeu-lhes: «Certamente Elias há-de vir para restaurar todas as coisas. Eu vos digo, porém, que Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles». Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Baptista.Palavra da salvação.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

A minha alma exulta no senhor

1. Estamos no chamado Domingo “gaudete”, palavra latina que quer dizer alegria.  Os textos convidam-nos a viver já a alegria porque, como diz João Baptista aos seus contemporâneos e a nós hoje, «No meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias».

Há três personagens centrais no Advento, de modo particular neste Domingo, que nos convidam à alegria: É o povo de Israel, no antigo testamento, e João Baptista e Maria, no início dos novos tempos.

2. Mas não pode parecer escandaloso falar de alegria nos tempos que correm?

A nível internacional “vimos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar” os mortos pelas guerras e todos os sofrimentos dos que ficam, ao nível económico temos uma recessão, famílias sem casa e preços elevadíssimos de rendas. A nível do nosso país também vivemos situações preocupantes.

Ora, nos tempos em que nos textos bíblicos, ouvidos hoje, se apelava à alegria, as coisas também não estavam nada bem. O profeta Isaías dirige-se a um povo que acaba de viver uma situação dramática. Tinha vivido deportado cinquenta anos em terra estrangeira, sofreu a injustiça, a opressão e a pobreza. Chegam à sua terra e esperavam uma melhor situação, mas tudo continua na mesma. É aí que o profeta intervém, anunciando a Boa Nova aos pobres, a libertação aos cativos, a cura e o conforto dos corações atribulados.

Esta boa nova é sempre atual no mundo atormentado por tantas dificuldades. O Senhor está no centro das nossas vidas para nos fortalecer e nos animar. A alegria cristã é um dom de Deus que Ele dá a quem o acolhe.

3. Na segunda leitura, Paulo exorta os cristãos que sofrem a perseguição em Tessalónica a beberem na fonte da alegria que é Deus. Para a obter, precisam de orar sem cessar, pois, ela virá de Deus. É no contacto permanente com Ele que encontramos a alegria, mesmo no meio das muitas dificuldades, como a da perseguição.

O Evangelho é o anúncio d’Aquele que traz a verdadeira alegria ao mundo. Não, não se trata de S. João Baptista; Este é apenas a testemunha da Luz. A sua missão é mostrá-lo e dar testemunho d’Ele. «No meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias».

João Baptista veio anunciar a Luz num mundo de trevas.

É esta a mensagem que nos é oferecida neste mundo que sofre violência, injustiça e egoísmo. Mas como João Baptista, somos chamados e dar testemunho d’Aquele que é a fonte da alegria. A nossa missão é conduzir a Jesus, mas para sermos credíveis tem de notar-se na nossa vida que temos uma relação de intimidade com Jesus.

4. Iremos celebrar o Natal daqui a poucos dias. O mais importante não é preparar uma festa, mas acolher aquele que vem procurar e salvar os que estavam perdidos. É no deserto das nossas vidas que precisamos de voltar a escutar a mensagem do Baptista: «No meio de vós está Aquele que não conheceis». A nossa missão é revelar esta presença ao nosso mundo. Os mais belos presentes, os mais faustosos réveillons não podem cumular-nos. Só ao pé do Senhor encontraremos a verdadeira alegria. Ele, e só Ele, nos pode ajudar a evangelizar o Natal, porque é o seu protagonista principal. Somos todos convidados e esperados por Ele junto ao presépio. Que possamos responder generosamente ao seu apelo.

Mais recentes