Missa da vigília
Esta Missa utiliza-se na tarde do dia 14 de agosto, antes ou depois das Vésperas I da solenidade.
Antífona de entrada
Grandes coisas se dizem de Vós, ó Virgem santa Maria, que hoje fostes exaltada sobre os coros dos anjos e triunfais com Cristo para sempre.
Diz-se o Glória
Oração coleta
Senhor nosso Deus, que, olhando para a humildade da Virgem santa Maria, a elevastes à dignidade de Mãe do Verbo Encarnado e, neste dia, a coroastes de glória, concedei-nos, por sua intercessão, que, salvos pelo mistério da redenção, mereçamos ser por Vós glorificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I 1 Cr 15, 3-4.15-16; 16, 1-2
«Levaram a arca de Deus e colocaram-na no meio da tenda que David mandara levantar para ela»
Leitura do Primeiro Livro das Crónicas
Naqueles dias, David reuniu em Jerusalém todo o povo de Israel, a fim de trasladar a arca do Senhor para o lugar que lhe tinha preparado. Convocou também os descendentes de Aarão e os levitas. Os levitas transportaram então a arca de Deus, por meio de varas que levavam aos ombros, conforme tinha ordenado Moisés, segundo a palavra do Senhor. David ordenou aos chefes dos levitas que dispusessem os seus irmãos cantores, para que, acompanhados por instrumentos de música – cítaras, harpas e címbalos – , entoassem as suas alegres melodias. Assim trasladaram a arca de Deus e colocaram-na no meio da tenda que David mandara levantar para ela. Depois ofereceram, diante de Deus, holocaustos e sacrifícios de comunhão. Quando David acabou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, abençoou o povo em nome do Senhor. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 131 (132), 6-7.9-10.13-14 (R. 8)
Refrão: Levantai-Vos, Senhor, e entrai no vosso repouso,
Vós e a arca da vossa majestade.
Ouvimos dizer que a arca estava em Éfrata,
encontrámo-la nas campinas de Jaar.
Entremos no seu santuário,
prostremo-nos a seus pés.
Revistam-se de justiça os vossos sacerdotes,
exultem de alegria os vossos fiéis.
Por amor de David, vosso servo,
não afasteis o rosto do vosso Ungido.
O Senhor escolheu Sião,
preferiu-a para sua morada:
«É este para sempre o lugar do meu repouso,
aqui habitarei, porque o escolhi».
LEITURA II 1 Cor 15, 54b-57
«Deu-nos a vitória por Jesus Cristo»
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Quando este nosso corpo mortal se tornar imortal, então se realizará a palavra da Escritura: «A morte foi absorvida na vitória. Ó morte, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão?». O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. Mas dêmos graças a Deus, que nos dá esta vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor.
ALELUIA Lc 11, 28
Refrão: Aleluia. Repete-se
Felizes os que ouvem a palavra de Deus
e a põem em prática. Refrão
EVANGELHO Lc 11, 27-28
«Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre!»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, enquanto Jesus falava à multidão, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse: «Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito». Mas Jesus respondeu: «Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática». Palavra da salvação.
Diz-se o Credo
Oração sobre as oblatas
Recebei, Senhor, este sacrifício de reconciliação e de louvor, que celebramos na Assunção da santa Mãe de Deus, para que alcancemos o perdão dos pecados e vivamos em contínua ação de graças. Por Cristo nosso Senhor. Prefácio: Como na Missa do dia, p. 945.
Antífona da comunhão Cf. Lc 11, 27
Bendito o ventre da Virgem santa Maria, que trouxe o Filho do eterno Pai.
Oração depois da comunhão
Senhor nosso Deus, que nos fizestes participar na mesa celeste, imploramos a vossa misericórdia para que, tendo celebrado a Assunção da Mãe de Deus, sejamos livres de todos os males.
Por Cristo nosso Senhor.
Pode utilizar-se a fórmula de bênção solene.




