Missa
Antífona de entrada Cf. Est 4, 17
Senhor, Deus omnipotente, tudo está sujeito ao vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós criastes o céu e a terra e todas as maravilhas que estão sob o firmamento. Vós sois o Senhor do universo.
Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno, que, na abundância do vosso amor, cumulais de bens os que Vos imploram, muito além dos seus méritos e desejos, pela vossa misericórdia, libertai a nossa consciência de toda a inquietação e dai-nos o que nem sequer ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I Gn 2, 18-24
«E os dois serão uma só carne»
A uma pergunta dos discípulos Jesus expõe a doutrina evangélica sobre a indissolubilidade do matrimónio. Jesus apela para a passagem da Sagrada Escritura, em que, logo desde o princípio, se expõe o sentido do casamento. De uma forma poética, apresenta-se a união do homem e da mulher como união de amor, que faz dos dois um só.
Leitura do Livro do Génesis
Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus, depois de ter formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, conduziu-os até junto do homem, para ver como ele os chamaria, a fim de que todos os seres vivos fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes desse. O homem chamou pelos seus nomes todos os animais domésticos, todas as aves do céu e todos os animais do campo. Mas não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. Então o Senhor Deus fez descer sobre o homem um sono profundo e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma costela, fazendo crescer a carne em seu lugar. Da costela do homem o Senhor Deus formou a mulher e apresentou-a ao homem. Ao vê-la, o homem exclamou: «Esta é realmente osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, porque foi tirada do homem». Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 127 (128 ), 1-2.3.4-5.6 (R. cf. 5)
Refrão: O Senhor nos abençoe em toda a nossa vida. Repete-se
Feliz de ti que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem. Refrão
Tua esposa será como videira fecunda
no íntimo do teu lar;
teus filhos como ramos de oliveira,
ao redor da tua mesa. Refrão
Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião o Senhor te abençoe:
vejas a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida;
e possas ver os filhos dos teus filhos.
Paz a Israel. Refrão
LEITURA II Heb 2, 9-11
«Aquele que santifica e os que são santificados procedem todos de um só»
A Epístola aos Hebreus é um verdadeiro tratado sobre o sacerdócio de Jesus Cristo. Jesus é o Filho de Deus, mas que Se fez nosso irmão para nos conduzir, em Si, até ao Pai. Mistério de condescendência, de misericórdia, de humilhação e glória!
Leitura da Epístola aos Hebreus
Irmãos: Jesus, que, por um pouco, foi inferior aos Anjos, vemo-l’O agora coroado de glória e de honra por causa da morte que sofreu, pois era necessário que, pela graça de Deus, experimentasse a morte em proveito de todos. Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, querendo conduzir muitos filhos para a sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o Autor da salvação. Pois Aquele que santifica e os que são santificados procedem todos de um só. Por isso não Se envergonha de lhes chamar irmãos.
Palavra do Senhor.
ALELUIA 1 Jo 4, 12
Refrão: Aleluia. Repete-se
Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. Refrão
EVANGELHO – Forma longa Mc 10, 2-16
«Não separe o homem o que Deus uniu»
Respondendo a uma pergunta posta pelos fariseus, Jesus pronuncia a condenação do divórcio, citando a palavra do Génesis, proclamada na primeira leitura. Aí o casal humano é apresentado como tendo sido assim constituído desde, o seu princípio, pela vontade de Deus Criador.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe: «Pode um homem repudiar a sua mulher?». Jesus disse-lhes: «Que vos ordenou Moisés?». Eles responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio, para se repudiar a mulher». Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, ‘Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne’. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu». Em casa, os discípulos interrogaram-n’O de novo sobre este assunto. Jesus disse-lhes então: «Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério». Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele». E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas.
Palavra da salvação.
EVANGELHO – Forma breve Mc 10, 2-12
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe: «Pode um homem repudiar a sua mulher?». Jesus disse-lhes: «Que vos ordenou Moisés?». Eles responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio para se repudiar a mulher». Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, ‘Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne’. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu». Em casa, os discípulos interrogaram-n’O de novo sobre este assunto. Jesus disse-lhes então: «Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério».
Palavra da salvação.
Meditação da Palavra de Deus
A queda original provocou uma rutura no coração do homem que se desviou do sonho de Deus de construir um mundo de felicidade para a humanidade. Depois do pecado, o homem enche-se de orgulho e começa a desejar dominar os outros e a vê-los como concorrentes e inimigos. Caim mata o seu irmão Abel e as guerras tornaram-se imparáveis.
Jesus propõe aos discípulos um tipo de relação que não é de superioridade nem de domínio, mas em que todos se colocam ao serviço de todos. «O que quiser ser o maior faça-se o servo de todos», ouvíamo-lo dizer há dois domingos no evangelho. A própria relação do casal humano, que no plano de Deus era simplesmente fantástica, é conspurcada pelo pecado, pela dureza dos vossos corações, diz Jesus.
O relato da criação que nos é transmitido na primeira leitura é de grande beleza: «Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele.» Deus procura o que é bom, o que é belo o que é verdadeiro porque quer fazer o homem feliz. Segundo o mesmo relato, quando o homem acordou do sono e viu o rosto belo e sorridente da mulher, aconteceu o primeiro enamoramento humano. Ela é osso dos meus ossos, carne da minha carne, e foi-me dada como um dom para me complementar, por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa e serão os dois uma só carne.
Deus pensou numa tal comunhão e unidade que o casal, sendo duas pessoas, formava uma só carne, uma unidade no amor. O que pode entravar e obstaculizar a que o encontro entre esses dois, em vez de ser fonte de alegria e felicidade, se torne, tantas vezes, em fonte de sofrimento e desilusão a ponto de se quererem separar? Jesus responde aos fariseus: «É por causa da dureza dos vossos corações».
No tempo de Jesus, a mulher judia, dentro do casamento, era totalmente dominada e controlada
pelo homem. Segundo a lei de Moisés, o marido podia romper o contrato de casamento e expulsar de casa a sua esposa enviando-a sem nada, totalmente desamparada e sem os filhos. E a mulher não podia fazer o mesmo ao homem, pois que estava em tudo submetida a ele.
A situação das mulheres portuguesas até há relativamente poucas décadas era quase semelhante. Como é que Jesus responde aos fariseus que lhe perguntam: «Pode um homem repudiar a sua mulher?» Ele não entra em discussões, mas convida a descobrir o projeto original de Deus, que está acima das leis e das normas. Concretamente, esta lei «machista» imposta ao povo judeu pela dureza dos corações dos homens varões que controlam as mulheres e as submetem à sua vontade.
E Jesus continua indo à raiz do mistério original do ser humano, dizendo: «No princípio Deus fê-los homem e mulher», quer dizer, foram criados radicalmente iguais. Deus não criou o homem com poder sobre a mulher nem criou a mulher submetida ao marido, pois o projeto de Deus é de amor e onde há amor não há domínio nem posse. O marido não é dono da mulher. Assim, a partir deste pensamento original de Deus acerca do ser humano, Jesus mostra uma visão do matrimónio que vai muito além do estabelecido na Lei. Mulheres e homens unem-se para ser «uma só carne» e realizar uma vida partilhada na mútua entrega sem imposição nem submissão.
Infelizmente, esta mentalidade de domínio do homem sobre a mulher, no casal, ainda permanece, inconfessadamente, nas mentes de muitos homens e, em muitos casos, ainda é aceite por mulheres que, como se fosse esse o seu destino, se renderam a essa condição de submissão. Ora, as palavras de Jesus escutadas no evangelho de hoje deitam por terra qualquer fundamento para um patriarcado sob todas as suas formas de domínio, submissão e imposição do homem sobre a mulher. Não só no casamento, mas também em qualquer outra instituição civil e religiosa.
Oração sobre as oblatas
Aceitai, Senhor, o sacrifício que Vós mesmo nos mandastes oferecer e, por estes sagrados mistérios que celebramos, confirmai em nós a obra da redenção. Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da comunhão Lm 3, 25
O Senhor é bom para quem n’Ele confia, para a alma que O procura.
Ou: Cf. 1Cor 10, 17
Porque há um só pão, todos somos um só corpo, nós que participamos do mesmo pão e do mesmo cálice.
Oração depois da comunhão
Deus todo-poderoso, que neste sacramento saciais a nossa fome e a nossa sede, fazei que, ao comungarmos o Corpo e o Sangue do vosso Filho, nos transformemos n’Aquele que recebemos.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.