No passado dia 2 de julho, realizou-se a 12.ª reunião do Conselho Pastoral da Unidade Pastoral (CPUP) – a última deste primeiro mandato. Da extensa agenda, destacou-se a avaliação do Plano Pastoral da UP, com os seus 5 pilares e as 29 ações propostas. Após estes três anos de execução, e mau grado as contingências, verificou-se que cerca de 2/3 das ações foram tendencialmente cumpridas. Como a dinâmica do Plano é imparável, a Equipa de Animação Pastoral terá agora a incumbência de refletir sobre esta avaliação e propor novas estratégias para os aspetos menos conseguidos.

Também foi com satisfação que o CP constatou que a participação da UP na concretização do Plano Pastoral Diocesano foi positiva, com uma aposta significativa na pastoral da juventude, com os seus diversos grupos espalhados nas duas paróquias: Grupo de Escuteiros, ASJ, Grupo Vem e Segue-me, Grupo C+, Grupo do Crisma, Alpha Jovens e o Serviço Local da Juventude.

Não escondendo as dificuldades no compromisso dos jovens, nota-se entusiasmo e já se prepara o “Dia da Juventude” da UP, a realizar em 9 de novembro. O próximo ano pastoral será marcado pela celebração do Ano Jubilar sobre a Esperança, cuja cerimónia de abertura na diocese acontece em 29 de dezembro. Como referiu o nosso pároco, Pe. Jorge Santos, «somos chamados a crescer na ‘esperança ativa’ de que a nossa UP pode renovar-se e crescer na paixão pelo anúncio do Evangelho, na santidade e também crescer quantitativamente nos seus grupos e nas suas assembleias».

A prioridade será, naturalmente, a “Evangelização”, continuando a privilegiar-se, como primeiro anúncio, o Percurso Alpha, continuado, depois, pelas Células Paroquiais de Evangelização. Nesta linha, será incrementada a aposta na formação de líderes, a fim de animar toda a dinâmica da evangelização, sob o olhar providencial do Espírito Santo.

A encerrar a reunião, o Pe. Jorge agradeceu a todos os conselheiros o empenho e o entusiasmo que manifestaram ao longo destes 3 anos, não deixando de recordar que trabalhamos todos para o mesmo fim: «levar Jesus Cristo ao coração de toda a gente». E fez um forte apelo para que todos os serviços da UP estejam bem representados no “Dia da Visão”, a realizar no próximo dia 12 de outubro, no Seminário Maior de Coimbra. A primeira reunião do próximo CPUP está marcada para o dia 22 de outubro de 2024.