Ecos da 17.ª reunião do Conselho Pastoral da Unidade Pastoral (CPUP)

Com a presença de 35 conselheiros, parte substancial desta 1.ª reunião do ano pastoral, realizada em 21 de outubro, foi preenchida com a análise do Plano Pastoral 2025-29, cujo principal “desígnio” é a constituição de novas pequenas comunidades eclesiais chamadas “células”, “onde se cresce na vida de oração pessoal e comunitária, na vida sacramental, na comunhão fraterna, na conversão, na fidelidade à Eucaristia Dominical e na Evangelização”.

Já temos dezenas de “Células Paroquiais de Evangelização” (CPE), decorrentes dos percursos Alpha, e pretende-se estender este dinamismo a mais células e outros grupos semelhantes, que se reúnem periodicamente para fortalecer os laços com Jesus Cristo.

De entre as muitas ações propostas no Plano, foram particularmente selecionadas as mais urgentes, designadamente, maior aposta na pastoral dos jovens, mais CPE, formação de líderes, um cuidado acrescido ao acolhimento e às periferias, o melhor envolvimento dos pais da catequese familiar e dos muitos talentos que existem na UP, uma comunicação que atinja novos públicos, a criação do Dia da UP.

Tudo isto, assente na oração e numa vida espiritual intensa. Incumbirá especialmente à Equipa de Animação Pastoral (constituída pelos dois párocos e mais 5 leigos das 2 paróquias da UP) dar o estímulo maior à execução do Plano, e depois ao CPUP fazer o acompanhamento e avaliação do mesmo.

Também houve um tempo generoso dedicado à pastoral juvenil, congratulando-se o CPUP com o dinamismo dos sete grupos existentes, com um trabalho devidamente concertado pela estrutura que os congrega – o Conselho juvenil. A próxima reunião do CPUP está marcada para o dia 24 de fevereiro, pelas 21h30.

Jorge Cotovio (secretário)

Mais recentes