Dia Mundial dos Pobres em São José

Por ocasião da comemoração do ‘Dia Mundial do Pobre’, instituído em 20 de novembro de 2016 pelo Papa Francisco, realizou-se no passado dia 17 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja de São José, um ‘Encontro-Convívio’ promovido pelas Conferências Vicentinas da Igreja de S. José.

Mais de cem pessoas, estima-se, estiveram presentes e participaram ativamente. Foi deveras gratificante escutar o testemunho de gratidão de famílias portuguesas, brasileiras, colombianas, guineenses, angolanas, sudanesas, entre outras, muitas delas com crianças. Dessa forma, as famílias quiseram dar conta do bem de que vêm usufruindo, devido sobremaneira ao auxílio prestado pelos Vicentinos, que, de algum modo, mitiga as enormes dificuldades por que têm passado. Muitas emocionaram-se e em lágrimas agradeceram o conforto que sentiram na ajuda dos vicentinos, o abraço amigo, a disponibilidade e, principalmente, o carinho.

Nestes testemunhos sentimos, ainda, angústia e preocupação. Aquelas famílias vieram à aventura, esperavam dar melhor educação aos filhos, fugiram da fome, da guerra…, mas a escassez de rendimento leva-as a repensar e a pedir socorro! Recorrem à Igreja onde sabem que encontram uma porta aberta para os acolher e ajudar nas suas imensas dificuldades.

Também, num raro momento cultural de sã e fraterna confraternização, com estimulante alegria

ouviram-se guitarradas e cantos, alguns nas línguas maternas, refletindo uma grande variedade de dons e talentos das culturas de origem.

O pároco Jorge Santos esteve presente e agradeceu a presença de todos. O encontro terminou com um lanchinho partilhado, com toda a gente a degustar e a conviver alegremente. Mais uma vez se comprovou quão amar é gratificante, ao sentir que dia a dia se recebe em dobro um sentimento de paz e alegria interior, que corrobora o lema vicentino ‘Amar/Servir’.

Conferências Vicentinas

Mais recentes