No próximo domingo, dia 16 de novembro, a Igreja celebra o IX Dia Mundial dos Pobres. Os responsáveis das conferências Vicentinas de S. José e do Gasc, de S. João Baptista, estiveram reunidos com o pároco na casa paroquial a preparar esta celebração.
Em S. José, far-se-á uma celebração da Palavra de Deus com as muitas famílias ajudadas pelas Conferências Vicentinas, no Salão de S. José. Várias destas famílias são evangélicas e de outras denominações cristãs e assim a Celebração da Palavra de Deus pode unir todos num mesmo ato espiritual.
O Papa Leão XIV lembra na sua mensagem para este dia as palavras do Papa Francisco que afirmou que a pobreza mais grave é não conhecer a Deus. Felizmente muitas destas famílias têm fé e, por isso, celebramos juntos a fé em Cristo que nos faz sentir irmãos a caminhar juntos.
O Papa Francisco recorda-nos também que a oração dos pobres sobe até Deus e que somos chamados a ler essa oração nos rostos e nas histórias daqueles que vivem à margem. Somos obrigados a abrir o olhar e o coração a todos aqueles que nos procuram, com problemas muito diferentes: solidão, abandono, invisibilidade, necessidade de bens materiais…
Somos todos convidados a abrir portas, a incorporar, a ajudar, a ser sinais de esperança. Como dizia Francisco: “não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta de nossa casa” (Misericordia et Misera). Acompanhando este espírito e para colmatar as muitas necessidades que atravessamos, o GASC vai estar presente, nos dias 15 e 16 novembro, numa Campanha de angariação de bens alimentares e artigos de higiene no Pingo Doce da Portela.
Contamos com a habitual colaboração de todos os paroquianos, que nos têm acompanhado nesta missão e a quem muito agradecemos.




