A sessão n.º 19 da catequese familiar do 4.º ano da paróquia de São José foi oportunidade para se fazer a avaliação do ano e viver momentos de convívio com todos: crianças, pais (e avós) e catequistas. Os testemunhos dos pais foram muito positivos. Todos os que participaram, com assiduidade, nas sessões e foram acompanhando os filhos neste percurso, cresceram a nível pessoal e espiritual.

Também se falou do problema do decréscimo de crianças após a festa da 1.ª comunhão. Eles vão crescendo, têm muitas atividades mais sedutoras do que a catequese, e convencem os pais a optar por elas. E como na maioria dos casos, são os filhos a mandar em casa, muitos pais cedem. Há, pois, que “resistir” e sensibilizar os filhos para a premência da catequese.

A este respeito, realçou-se a importância de se dar prioridade ao essencial: ter uma relação amorosa com Jesus Cristo/ Deus. Só assim conseguiremos ser felizes, isto é, conseguiremos ter entusiasmo pela vida mesmo no meio de dificuldades.

Houve a promessa dos presentes de continuarem este percurso na fé, com os seus filhos. Oxalá, nós, como catequistas e como comunidade, saibamos estar à altura deste enorme desafio, que a mim, pessoalmente, me fascina.