Esta visita decorreu do desejo do Bispo de visitar todas as Equipas de Animação Pastoral da diocese, para incentivar as que fazem caminho já há longos anos, como a nossa, e encorajar as Unidades Pastorais que ainda a não têm a pensar formá-la, pois, como lembrou, tem-se visto que as Unidades Pastorais que têm EAP são muito mais ativas e empreendedoras.
Neste momento, a EAP, além dos párocos e do diácono, é constituída pelos seguintes leigos: Ricardo Mota, Natália Costa e Pedro Santos, de S. José, Jorge Brandão e Isolina Cardoso de S. João Baptista. Explicou-se ao Sr. Bispo um pouco da história já longa das EAP, já que foi a primeira a ser constituída na Diocese. Para quem ainda não sabe muito bem o que é a EAP, é uma equipa de leigos que, na Unidade Pastoral, com o pároco, programa, dinamiza, anima, acompanha e avalia tudo o que diz respeito à vida da respetiva paróquia ou unidade pastoral.
O Sr. Bispo e o Vigário da Pastoral, Padre Manuel Carvalheiro, inteiraram-se da forma de trabalhar desta equipa que reúne quase todas as semanas. D. Virgílio reforçou a importância deste importante órgão de corresponsabilidade e participação laical, fazendo votos de que ele seja, efetivamente, e em espírito sinodal, “motor e trave-mestra de toda a dinâmica pastoral”, em estreita ligação com outros órgãos, especialmente o Conselho Pastoral.