Bispo de Coimbra reuniu com a Equipa de Animação Pastoral da UP

Esta visita decorreu do desejo do Bispo de visitar todas as Equipas de Animação Pastoral da diocese, para incentivar as que fazem caminho já há longos anos, como a nossa, e encorajar as Unidades Pastorais que ainda a não têm a pensar formá-la, pois, como lembrou, tem-se visto que as Unidades Pastorais que têm EAP são muito mais ativas e empreendedoras.

Neste momento, a EAP, além dos párocos e do diácono, é constituída pelos seguintes leigos: Ricardo Mota, Natália Costa e Pedro Santos, de S. José, Jorge Brandão e Isolina Cardoso de S. João Baptista. Explicou-se ao Sr. Bispo um pouco da história já longa das EAP, já que foi a primeira a ser constituída na Diocese. Para quem ainda não sabe muito bem o que é a EAP, é uma equipa de leigos que, na Unidade Pastoral, com o pároco, programa, dinamiza, anima, acompanha e avalia tudo o que diz respeito à vida da respetiva paróquia ou unidade pastoral.

O Sr. Bispo e o Vigário da Pastoral, Padre Manuel Carvalheiro, inteiraram-se da forma de trabalhar desta equipa que reúne quase todas as semanas. D. Virgílio reforçou a importância deste importante órgão de corresponsabilidade e participação laical, fazendo votos de que ele seja, efetivamente, e em espírito sinodal, “motor e trave-mestra de toda a dinâmica pastoral”, em estreita ligação com outros órgãos, especialmente o Conselho Pastoral.

Mais recentes