A diocese de Coimbra vai acolher no próximo dia 3 de fevereiro, no Convento de São Francisco, das 15h00 às 18h00, uma tarde de reflexão interreligiosa para assinalar o sétimo aniversário do documento sobre a Fraternidade Humana.
A Subcomissão para o Diálogo Interreligioso (SCDIR) da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai promover este encontro que conta com a organização local do frei Fabrizio Bordin, franciscano conventual e pároco da Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais. Trata-se de uma iniciativa que pretende “aprofundar o significado deste documento histórico, reforçando o compromisso das comunidades cristãs com a cultura do encontro, a amizade social e a construção de pontes entre povos e tradições religiosas”.
O programa contará com três intervenções principais, reunindo vozes de referência no diálogo interreligioso e na reflexão sobre a paz mundial: Cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca Latino de Jerusalém, que abordará os desafios atuais da convivência e da paz no Médio Oriente – através de videoconferência; Adnane Mokrani, professor de Teologia Islâmica na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), especialista em diálogo islâmicocristão, que refletirá sobre o contributo do Documento para a cooperação entre religiões e Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, que apresentará uma leitura académica e cultural da fraternidade humana no contexto global contemporâneo.
O encontro conta com a apresentação, moderação e comentário às três apresentações de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz. O encontro é gratuito mas de inscrição obrigatória no seguinte link: https://rb.gy/2be9rp.




