No dia 16 de dezembro, o Salão Paroquial ganhou um ambiente diferente e os sorrisos imperaram, dando brilho às relações entre idosos, colaboradores, voluntários, direção e entidades representativas da sociedade, cujas presenças foram para a instituição de grande apreço e revestidas de grande disponibilidade e generosidade. Celebrou-se o tradicional Almoço de Natal, um momento que vai muito além de uma simples refeição: foi um verdadeiro encontro de família.
O aroma de uma excelente sopa e do bacalhau com crosta de broa, o doce paladar das rabanadas, o bolo-rei, as filhós e outros mimos da doçaria, ajudaram a criar e recriar memórias. Os sorrisos, os cânticos de Natal, as brincadeiras descontraídas, que nem sempre são possíveis no dia a dia da vida da instituição, embrulharam o melhor presente que se pode ter que é o calor duma partilha que enche os corações. Ver os utentes ainda mais felizes em função deste dia diferente, recordou-nos a verdadeira essência desta quadra: a presença. Esta foi, e continua a ser, a essência do espírito de Natal: a vinda e a presença de Jesus.
Acreditamos que envelhecer é continuar a celebrar a vida, e não há melhor forma de o fazer do que em redor de uma mesa farta de carinho. Um agradecimento especial à direção técnica, equipas de auxiliares; cozinha, animação musical e secretariado, que transformaram este dia num momento mágico, e aos familiares que, com a sua presença ou o seu pensamento, fazem da instituição numa casa mais completa. Que o espírito de união deste almoço se estenda por todo o ano de 2026, onde cada gesto e cada sorriso lembrem o que o Natal tem de mais bonito: a união, a partilha, a solidariedade e a celebração da vida em família, tão bem representada no presépio.
Helena Barreiros
Secretária da Direção do CSSJ




