A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, celebrada a 1 de janeiro, é uma das festas mais significativas para a Igreja Católica e marca o início do ano civil com uma forte devoção à Virgem Maria. Este dia celebra Maria como a “Theotokos”, ou seja, a Mãe de Deus, uma expressão que ressalta o seu papel único e insubstituível no mistério da encarnação de Jesus Cristo. A Igreja proclama que Maria é verdadeiramente mãe de Jesus, que é Deus e homem, enfatizando a importância de sua maternidade divina e de sua fé ao aceitar ser a mãe do Salvador.

A solenidade sublinha a humanidade e a divindade de Cristo, uma união inseparável que Maria sustentou desde a concepção até a cruz, sendo um modelo de fidelidade e amor. O título de Mãe de Deus, confirmado pelo Concílio de Éfeso em 431, não apenas afirma a grandeza do papel de Maria, mas também a aproxima dos fiéis, sendo uma mãe espiritual que intercede e guia o caminho dos cristãos.

Além de marcar o primeiro dia do ano, esta celebração também é considerada o Dia Mundial da Paz, promovido pela Igreja para incentivar orações e ações em prol da paz no mundo. A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, é, assim, um convite à reflexão e à oração, onde os católicos pedem a proteção materna de Maria sobre suas vidas, suas famílias e toda a humanidade, e encontram nela uma inspiração de amor e esperança para o ano que se inicia.

Mais recentes