Uma Comunidade de Pequenos Grupos de Discípulos Missionários
(continuação)
A primeira etapa
No caminho até 2033, o nosso Plano Pastoral propõe-nos duas grandes etapas:
- Uma Comunidade de pequenos grupos que forma discípulos missionários;
- Uma Comunidade de pequenos grupos que age como «um hospital de campanha».
Nos primeiros quatro anos, o foco principal será no primeiro destes pontos, isto é, no crescimento quantitativo e qualitativo das células e de outros pequenos grupos similares. Nos últimos quatro anos, embora permanecendo este objetivo, focar-nos-emos mais no segundo ponto.
Clarificando: O nosso objetivo primeiro não é criar células, é formar discípulos missionários. A criação de células é um objetivo funcional muito importante. Para formar discípulos precisamos de estruturas de acompanhamento e formação que permitam a experiência da fé, a vida comunitária, o testemunho uns aos outros, etc.
Para isso há atenções permanentes que queremos ter:
- O Nascimento para a fé para continuar a evangelizar e a chamar à Fé e à Igreja;
- Melhorar sempre mais o percurso Alpha para que destes percursos saiam pessoas que desejem comprometer-se com Cristo e a Igreja;
- Enraizar melhor a catequese familiar para que o maior número de pais se possa envolver na vida da comunidade.
- O discipulado para ajudar os que fizeram o encontro com Cristo a segui-lo como discípulos, crescendo na fé e na espiritualidade. Aspeto em que acreditamos que as células, ou outros pequenos grupos, terão grande importância.
- O acompanhamento pastoral, próximo e pessoal, será também crucial para a formação de discípulos missionários. No contexto dos pequenos grupos, o acompanhamento torna-se mais eficaz porque é personalizado, mais próximo e voltado para as realidades concretas de cada um.
(na próxima semana continuamos a conhecer em detalhe o nosso Plano Pastoral)




