As Conferências da Sociedade de S. Vicente de Paulo, da Diocese de Coimbra, reuniram-se no passado sábado, na Igreja S. José, para prestar a sua homenagem a Nossa Senhora, na Assembleia Da Imaculada Conceição, reunindo Vicentinos de várias Conferências da Diocese de Coimbra.
O encontro começou com um momento de acolhimento/reflexão pelo Sr. Padre Jorge Santos, enaltecendo a importância do trabalho Vicentino e os desafios atuais da missão Vicentina, agradecendo às Conferências presentes (Arganil, Celas, Coja, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Nossa Senhora de Lurdes, Poiares, Pombal, São Bartolomeu, São Martinho do Bispo, Sta. Clara, Sta. Teresinha, S. João Bosco e S. Francisco Xavier), com um total de 60 participantes.
Seguiu-se a Eucaristia na Igreja de São José, presidida pelo Conselheiro Espiritual Vicentino, Sr. Cónego Pedro Miranda, seguido do Compromisso de 4 novas Vicentinas, vindo reforçar a presença Vicentina no território Diocesano de Coimbra. Pelas 12h45 foi servido o almoço, num momento de confraternização entre todos os participantes e párocos, celebrando também, o momento do Advento.
Após o almoço, realizou-se no Salão Paroquial de S. José a palestra pelo Sr. Padre José Alves, com o título “António-Frederico Ozanam e os Pobres”, que nos apresentou um texto riquíssimo, desenvolvendo ao longo da tarde uma reflexão fraterna e profundamente espiritual, abordando temas como a identidade Vicentina na visita domiciliar, a figura de Frederico Ozanam e o acolhimento dos jovens nas Conferências.
Ao final da tarde, a Assembleia incluiu também informação e debate, deixando uma mensagem de incentivo aos novos participantes. O dia permitiu reforçar o compromisso de todos com o espírito de serviço, proximidade e caridade, que caracteriza a vocação Vicentina.




