Folha Paroquial 12.10.2025 — Domingo XXVIII do Tempo Comum — Ano C

Missa

Antífona de entrada Sl 129, 3-4
Se tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poderá salvar-se? Mas em Vós está o perdão, Senhor Deus de Israel.

Oração coleta
Nós Vos pedimos, Senhor, que a vossa graça preceda e acompanhe sempre as nossas ações e nos torne cada vez mais atentos à prática das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


LEITURA I 2 Reis 5, 14-17

«Naamã foi ter novamente com o homem de Deus» e confessou a sua fé no Senhor

A primeira e a terceira leitura deste domingo põem, lado a lado, dois estrangeiros que mostram ter uma alma mais próxima de Deus do que muitos dos do seu povo. Não foi o pertencerem oficialmente ao povo eleito que os salvou, mas o saberem abrir-se à palavra de Deus e terem fé n’Ele. Para Deus não há estrangeiros, e os que são do seu povo só aproveitarão de tal situação se viverem da fé.

Leitura do Segundo Livro dos Reis

Naqueles dias, o general sírio Naamã desceu ao Jordão e aí mergulhou sete vezes, como lhe mandara Eliseu, o homem de Deus. A sua carne tornou-se tenra como a de uma criança e ficou purificado da lepra. Naamã foi ter novamente com o homem de Deus, acompanhado de toda a sua comitiva. Ao chegar diante dele, exclamou: «Agora reconheço que em toda a terra não há outro Deus senão o de Israel. Peço-te que aceites um presente deste teu servo». Eliseu respondeu-lhe: «Pela vida do Senhor que eu sirvo, nada aceitarei». E apesar das insistências, ele recusou. Disse então Naamã: «Se não aceitas, permite ao menos que se dê a este teu servo uma porção de terra para um altar, tanto quanto possa carregar uma parelha de mulas, porque o teu servo nunca mais há de oferecer holocausto ou sacrifício a quaisquer outros deuses, mas apenas ao Senhor, Deus de Israel».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1-4 (R. cf. 2b)

Refrão: O Senhor manifestou a salvação a todos os povos. Repete-se
Ou: Diante dos povos manifestou Deus a salvação. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão


LEITURA II 2 Tim 2, 8-13

«Se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos»

A leitura do Apóstolo começa por um ato de fé na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, para passar depois a uma profissão de fé no sentido da vida do cristão em comunhão com Cristo, que morreu e ressuscitou. Esta leitura é assim um verdadeiro hino, onde se proclama o sentido último da vida cristã, vida que encontra todo o sentido na união ao Senhor Jesus, no seu mistério pascal.

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo: Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual eu sofro, até ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está encadeada. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. É digna de fé esta palavra: Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará; se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo.
Palavra do Senhor.


ALELUIA cf. 1 Tes 5, 18
Refrão: Aleluia. Repete-se
Em todo o tempo e lugar dai graças a Deus,
porque esta é a sua vontade a vosso respeito
em Cristo Jesus. Refrão


EVANGELHO Lc 17, 11-19

«Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro»

A atitude fundamental da oração é a ação de graças, porque ela supõe no cristão, antes de mais, o reconhecimento do que Deus lhe dá e a resposta a esse dom, com o louvor agradecido. É precisamente esta atitude espiritual que se exprime com a palavra “eucaristia”, o nome da ação de graças por excelência.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto em terra aos pés de Jesus, para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».
Palavra da salvação.


Meditação da Palavra de Deus: Reflexão

VIDA AGRADECIDA

Um deles voltou atrás para agradecer a Deus

Há quem ande pela vida com ar triste e pessimista. O seu olhar sobre as coisas é quase sempre negativo e desanimado. Parece que se apagou para eles a luz da esperança. Falta-lhes um olhar positivo que permite ver que, apesar de tudo, o bem é maior que o mal. Mas pode correr-se o risco de não ver o que é bom quando não se sabe apreciar os gestos nobres, belos e admiráveis que acontecem todos os dias em qualquer parte do mundo.

Pode acontecer que se veja tudo negativo e sombrio porque podemos projetar nas coisas a nossa própria escuridão. Outros vivem sempre numa atitude crítica, quase agressiva. Passam a vida a dizer mal de tudo e de todos; tudo está mal, todos fazem as coisas por interesses obscuros e tudo ao seu redor é de desconfiar. Nada escapa ao seu julgamento rigoroso e implacável. Este olhar rigoroso leva-as a consideram-se pessoas lúcidas, perspicazes e objetivas. Nunca as vemos elogiar alguém, admirar, agradecer ou reconhecer o bem naquilo que os outros fizeram. O que importa é destacar o mal e condenar as pessoas.

As redes sociais tornaram-se um megafone amplificador para que estas pessoas de coração sombrio e atormentado possam expandir a sua visão negativa, agressiva e desconfiada do mundo. Depois há os negacionistas que estiveram muito visíveis na pandemia. Os defensores da cabala, aqueles que veem intenções maléficas e nefastas em tudo. São “os mestres da suspeita” de hoje. Recusaram-se a tomar vacinas e aconselharam outros a fazer o mesmo porque isso é uma invenção de certos demónios deste mundo para nos dominar.

A gratidão é o que pode mudar tudo isto! E para viver a gratidão, a primeira coisa necessária é reconhecer a vida como um dom admirável. Olhar o mundo com amor e simpatia. Se não purificamos o nosso olhar carregado de negativismo, pessimismo ou indiferença para podermos apreciar o que há de bom, belo e verdadeiro no mundo e nas pessoas podemos passar pela vida sem ver o sol, sem experimentar a beleza da vida e das relações. Este olhar positivo pode ter-se sempre, pois vem de dentro de nós e não tem a ver com as circunstâncias, às vezes difíceis, pelos quais passamos. Todos já vimos pessoas doentes, outras com deficiência cheias de sorriso e de olhar feliz com a vida.

Quando S. Paulo diz que “fomos criados para dar glória a Deus” está a dizer qual o sentido mais profundo da nossa existência não só neste mundo, mas também na eternidade. Na narração do evangelho de hoje, Jesus lamenta-se de que só um dos leprosos volte “dando graças” e “glorificando a Deus”. Foi o único que soube viver o espanto pela cura e reconhecê-la através da ação de graças. Na nossa Unidade Pastoral fazemos um percurso sobre como aprender a viver a gratidão, pois é algo que se aprende com exercícios até mudar o nosso olhar e atitudes.

A gratidão traz imensos benefícios à nossa vida. Há estudos que dizem que melhora o sono, reduz a tensão arterial, torna o sistema imunitário mais forte, reduz a dor, melhora o bem-estar emocional, reduz a depressão e a ansiedade, tem impactos profundos positivos nos relacionamentos, aumenta a nossa autoestima, fortalece a vontade.

Hoje, faça como o Samaritano. Entre no seu quarto, olhe para o crucifixo e agradeça a Deus o que fez por nós em Jesus. Agradeça-lhe todos os benefícios que lhe tem concedido. Depois agradeça a alguém das suas relações o ela existir na sua vida e o bem que lhe faz. E tente em cada dia ver o mundo e as pessoas com olhar positivo. Quando puder, faça este percurso da gratidão, que se realiza online, e irá fazer-lhe bem.

Oração sobre as oblatas
Aceitai, Senhor, as orações e as ofertas dos vossos fiéis e fazei que esta celebração sagrada nos encaminhe para a glória do céu. Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Cf. Sl 33, 11
Os ricos empobrecem e passam fome; mas nada falta aos que procuram o Senhor.

Oração depois da comunhão
Deus de infinita bondade, que nos alimentais com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, tornai-nos também participantes da sua natureza divina. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Mais recentes