No dia 30 de junho, esteve reunido o Conselho Pastoral para debater a versão final do Plano que começou a ser trabalhado no Dia da Visão em outubro de 2024. Nessa altura todos puderam debater em grupos o sonho de futuro para a sua Unidade Pastoral, isto é, como achariam que deveria ser a nossa UP se tudo pudesse ser perfeito.
Partilharam também as suas santas insatisfações de discípulos-missionários, aquilo que já deveria estar melhor e ainda não está, e pensámos na Unidade Pastoral que gostaríamos de ser no ano de 2033, ano da Redenção, quando se celebrarão os 2000 anos da Ressurreição de Cristo. Recolheu-se tudo o que foi dito e, durante o ano, a equipa de Animação Pastoral trabalhou sobre isso e fez surgir agora o plano para 8 anos, dividido em duas etapas de 4 anos.
Esta primeira etapa que nos vai levar até 2029 tem como título: Comunidade de pequenas comunidades de discípulos-missionários. Trata-se de ser uma Unidade Pastoral em pequenos grupos fraternos de dimensão familiar, isto é, de 5 a 12 membros, que se reúnem quinzenalmente para crescerem juntos espiritualmente.
Estes grupos serão as células paroquiais que tentaremos lançar em grande número, formando líderes para elas, mas poderão ser outros grupos que deverão ser acompanhados. Grupos de lectio divina, grupos ao serviço dos pobres, equipas de casais, grupos de CVX e outros. Não partimos do zero pois já existem mais de 20 grupos destes, mas trata-se de os multiplicar largamente e acompanhá-los.
Cremos que quem deseja ser discípulo de Jesus e viver uma espiritualidade cristã madura não o consegue fazer sozinho. Precisa de um grupo. Foi o que Jesus fez. Escolheu doze para estarem com Ele e depois os enviar em missão. No Dia da Visão deste ano, que será a 11 de outubro, gostaríamos que todos os participantes, que desejamos sejam muitos, fiquem a conhecer em todos os seus elementos o novo plano.
Teremos connosco uma professora da Universidade Católica doutorada em espiritualidade que nos falará sobre a formação e o crescimento espiritual de um discípulo e explicará a importância, entre outras coisas, dos pequenos grupos nesta formação.