Encerramento das Oficinas de Oração e Vida em S. João Baptista

O passado sábado, dia 5 de Julho, foi um dia muito especial. As Oficinas de Oração e Vida, da Paróquia de São João Baptista foram fazer o seu deserto. Este pretende ser um tempo de encontro pessoal com Jesus, onde se procura estar e falar com Ele numa relação de intimidade e confiança plena. Porque a única maneira de viver as coisas de Deus é vivê-las com o coração.

Juntámo-nos todos na Casa da Comunidade das Irmãs Nossa Senhora das Vitórias. Depois de alguma orientação e da invocação do Espírito Santo, fomos cada um para um espaço exterior à sua escolha, no propósito de se entregar a Deus, em silêncio e na solidão. Numa solidão que se faz presença na ausência. Chamam-lhe “tempos fortes”. E são-no de facto. O espaço exterior também se prestava bem a isso.

Com muitos espaços na Natureza, sombras refrescantes e recantos onde se podiam ler algumas mensagens inspiradoras. Logo à saída, ao fim de caminhar um pouco encontrei um espaço com a recriação da passagem da Samaritana. Que belo poder estar diante da Samaritana e de Jesus, lembrando que Ele lhe pede de beber e ela humildemente vai reconhecendo o seu pecado e se abeira de quem nos dá a Água Viva!

Também eu pedi Senhor: Dá-me de beber! Dá-me dessa Água! E foi ainda mais belo poder folhear a Bíblia e deixá-Lo falar-me. Foi um tempo tão bom, tão pleno do amor de Deus, da sua misericórdia e da Sua presença. Depois reunimo-nos para partilhar o nosso deserto com os irmãos das Oficinas de Oração e Vida. Saímos de coração cheio e muito agradecido. Foi comovente ouvir as partilhas de todos, tão fortes e tão carregadas do amor de Deus.

Fizemos o encerramento destas Oficinas com a Celebração da Eucaristia onde comungámos de forma mais intensa do Deus que se dá a nós e que relacionar-se intimamente connosco. Nesta Missa pudemos ouvir o testemunho de algumas irmãs sobre o que foi participar nas Oficinas de Oração e Vida com um convite especial a que outros possam também fazer a mesma experiência numa próxima oportunidade. No final de um dia tão intenso e feliz ainda estivemos juntos num jantar fraterno onde pudemos testemunhar, mais uma vez, a alegria do encontro com Deus, que nos acolhe, ama e quer estar em relação connosco. Alguns de nós puderam estar neste jantar acompanhados da sua família.

Para mim, a família é o lugar onde começamos a conhecer Deus através dos nossos familiares mais próximos. E eu sempre o senti de forma particularmente intensa. Começando nos meus pais, que sempre me levaram a conhecer o Senhor, passando pelos meus avós, padrinhos e restante família. Procuro que isso aconteça também na família que estamos a construir, eu e o meu marido.

Foi muito especial poder frequentar as Oficinas de oração e Vida com a minha mãe. Fez-nos caminhar na fé de mãos dadas e com a certeza de que o caminho que temos feito nos leva a uma grande alegria, paz e confiança em Deus. E também foi muito bom para mim poder contar com o meu marido e filha (o filho ausente em trabalho esteve igualmente presente!) no jantar, expressão do caminhar juntos que todos os dias procuramos fazer com Jesus o nosso maior Amigo e a nossa maior alegria.

Pudemos confraternizar, rir, partilhar a vida e bons momentos que ficarão por certo na nossa memória e que nos ajudarão a criar comunidade com Deus no comando.

Ana Ferreira

Mais recentes