Ecos da última reunião do Conselho Pastoral da UP

No passado dia 30 de junho, realizou-se a 16.ª reunião do Conselho Pastoral da Unidade Pastoral, com a presença de 30 conselheiros, representantes das diversas áreas da pastoral. Culminando um percurso muito participativo, iniciado no Dia da Visão (outubro de 2024), aprovou-se o Plano Pastoral para os próximos 4 anos, subordinado ao lema “Uma Comunidade de comunidades de discípulos-missionários”.

Tendo como primeira prioridade a Evangelização, “colocando Deus no centro e crendo na ação do Espírito Santo, abrindo-nos a Ele”, o grande “desígnio” irá ser a criação de pequenos grupos, com especial enfoque nas “Células paroquiais de evangelização”, procurando que as dezenas já existentes, “fonte de crescimento na fé e de multiplicação de discípulos-missionários”, deem origem a muitas mais.

Também a pastoral juvenil foi palco de especial atenção, reconhecendo-se o empenho dos diversos grupos – nada menos nada mais do que 8! A este nível, uma representação da UP estará em Roma (e lá perto), de 25 de julho a 5 de agosto, no Jubileu do Jovens, integrada na delegação da diocese de Coimbra.

De entre (muitos) outros assuntos, também destacamos o trabalho levado a efeito pela equipa de Comunicação (com a novidade dos 11 episódios do Podcast Ecos de Esperança) e o levantamento estatístico dos serviços existentes na UP: os 64 serviços identificados são prestados por cerca de 350 pessoas, muitas delas trabalhando em mais do que um serviço. Estima-se que estas missões atinjam de forma permanente cerca de 5 mil pessoas. De outras formas, só mesmo Deus sabe…

No final, os párocos – Padres Jorge Santos e João Fernando – anunciaram a realização próxima de uma “Assembleia sinodal”, para apresentação pública do Plano Pastoral, e agradeceram a todos o trabalho apostólico desenvolvido ao longo do ano, feito com muita abnegação, sentido de responsabilidade e fé, tantas vezes com sacrifício dos tempos pessoal e familiar.

A primeira reunião do próximo CPUP está marcada para o dia 21 de outubro de 2025.

Mais recentes