Esta data fica na nossa memória como um dia de alegria e de darmos muitas graças a Deus. Apesar da chuva, a igreja esteve repleta e ainda havia muitas crianças sentadas no chão junto ao altar e outras e alguns pais na sacristia, pois aconteceu a abertura da catequese familiar de todos os grupos do 1º ao 6º ano.
Quase 80 crianças e famílias estiveram presentes na Eucaristia das 11h15, onde também foi acolhida como acólita a Filipa Gândara do 6º ano. No fim da missa o P. Francisco benzeu as mochilas das crianças que se acumulavam também junto ao altar, pois a escola obviamente faz parte do seu quotidiano. Antes da bênção final, as catequistas do 1º ano foram apresentadas aos pais, às “suas” crianças e a toda a comunidade.
Neste momento e num relance, o Senhor permitiu-nos ver frutos do que temos vindo a semear ao longo dos poucos anos de existência desta paróquia. De facto, as catequistas deste grupo são uma mãe da catequese familiar do 5º ano, como animadora de pais e 3 catequistas muito jovens que aqui fizeram o seu percurso de catequese e, após o Crisma, aceitaram o desafio de servir agora os mais pequeninos que nos chegam.
Vêm juntar-se a um grupo de mais cinco jovens que anteriormente fizeram o mesmo percurso e também já são catequistas. Por outro lado, os acólitos eram também catequisandos da catequese de infância e da adolescência, e o seu responsável, além de acólito e catequista, ainda colabora no coro.
Após a Eucaristia foi distribuída a Caderneta da Santa Missa a cada criança da catequese. Trata-se de uma caderneta de cromos respeitantes à Eucaristia e que assinalam a Liturgia de cada domingo ou outra celebração relevante do ano litúrgico. As crianças vão completando a caderneta ao longo do ano, à medida que vêm à missa e recebem o cromo respetivo.
Aproveitámos também este dia para renovar os nossos agradecimentos ao P. Francisco pela sua presença entre nós nestes poucos anos que ninguém vai esquecer.
As catequistas
Isolina Melo e Madalena Sousa