Dia de S. Vicente de Paulo – 27 de Setembro

Comemoramos, dia 27 de setembro, o dia litúrgico de São Vicente de Paulo, patrono da Sociedade Vicentina, que, movido pelo amor por Cristo, se dedicou a serviço dos pobres e dos marginalizados.

Dele herdamos as virtudes vicentinas da simplicidade, humildade, doçura, desinteresse e zelo, que são os pilares em que assenta toda a ação das Conferências Vicentinas. Dele herdamos a inquietação que nos leva ao encontro dos nossos irmãos que estão em situação de fragilidade, o irmão faminto, sedento, estrangeiro, despojado das suas vestes e da sua dignidade, doente e preso, vendo nele o Senhor Jesus.

Dele herdamos a inspiração para a prática da caridade cristã, a ser criativos diante dos desafios de hoje e do amanhã, pois, como dizia, «o amor é inventivo ao infinito». Chamado por muitos de

místico de olhos abertos, S. Vicente de Paulo, um contemplativo na oração e na ação, intuiu que «Deus pede primeiro o coração e depois as obras» (SV X, 131).

As Conferências Vicentinas da Igreja de S. José querem agradecer, neste dia tão especial, a todos os paroquianos que estão sempre disponíveis a ajudar as famílias mais necessitadas, os irmãos que mais sofrem. Seguindo o exemplo de São Vicente de Paulo, os Vicentinos, no seu trabalho de ajuda aos irmãos necessitados, têm sempre bem presentes as palavras que ele dizia: «Amemos a Deus, irmãos meus, mas amemo-Lo às nossas custas, com a fadiga dos nossos braços, com o suor do nosso rosto».

Que o seu exemplo nos impulsione a estar próximos dos irmãos necessitados.

Obrigada!

Mais recentes