Foi um dia marcante na Unidade Pastoral particularmente para as cerca de 80 pessoas que participaram no Dia da Visão. Em cada ano há mais participantes, mas ainda desejamos muito mais. Pretende-se que este dia seja compreendido como o espaço em que pensamos, rezamos e debatemos juntos o caminho da Igreja que formamos enquanto paróquias.
Foi uma imagem muito bonita ver os 9 grupos que debatiam com entusiasmo as suas santas insatisfações sobre o que podia já estar mais à frente e sonhar a paróquia que devemos e podemos ser daqui a 8 anos, se trabalharmos para isso. Temos como horizonte o ano 2033 da redenção e iremos avaliando cada etapa do caminho com os objetivos que iremos formulando, depois de escutarmos a voz do espírito em conjunto.
Por isso, ir-se-á pedir ao novo Conselho Pastoral um método mais sinodal de escuta de Deus e uns dos outros. Começámos por ouvir uma bela conferência com o título «O desafio da evangelização na cidade secularizada» proferida magistralmente pelo Dr. João Duque. Depois de um diálogo seguiu-se um vídeo sobre como criar uma cultura de evangelização na paróquia. Houve ainda espaços vários para confraternização.
Depois do almoço no seminário, aconteceu o trabalho de grupos com plenário na parte da tarde. O dia terminou com uma exposição pela Margarida Simões sobre a linguagem nas nossas relações e que pode salvar ou destruir um encontro. Todo este dia foi preparado pela equipa de animação pastoral que agora tem o encargo de sintetizar tudo o que foi dito nos grupos e o que foi partilhado no plenário.